"Star Wars: Especial de Natal" (bonecos vendidos separadamente) | 31 Dias de Natal | Iradex

"Star Wars: Especial de Natal" (bonecos vendidos separadamente) | 31 Dias de Natal

Dia 2: The Star Wars Holiday Special (1978)

Texto, narração e edição: Gabriel Pinheiro (Twitter / Instagram / Letterboxd)

DistribuiçãoR.I.P.A. / Iradex

Assine: feed | spotify | deezer | apple


Transcrição:

Hoje eu vi um filme da franquia Guerra nas Estrelas. Caso você não conheça, Guerra nas Estrelas é uma série de filmes que…. Acho que, nem se eu quisesse, dava para explicar rapidamente o que é Star Wars. Essa propriedade intelectual vai significar coisas muito diferentes, dependendo do momento em que VOCÊ foi apresentado a ela.

Pra quem não lembra, Star Wars recentemente foi completamente arruinada pelo diretor J.J Abrams, pouco tempo depois dela ser redimida pelo diretor J.J. Abrams. E isso aconteceu depois de muito tempo, desde que a franquia foi arruinada pela primeira vez, na mãos do diretor George Lucas. Como todos bem sabem, a trilogia prequel falhou em recapturar a magia criada originalmente pelo diretor George Lucas. Mas antes de ser tantas coisas, Star Wars já foi um dia somente isso: Guerra nas Estrelas.

Um filme lançado em 1977 e que no ano seguinte ganhou sua primeira sequência: “The Star Wars Holiday Special”.

Antes que você venha nas minhas mentions me corrigir, dizendo que esse show para a TV não é de fato uma continuação... em primeiro lugar: faça isso! É bom para o meu engajamento (minha @ é gabrielpin). E não esqueça de usar #31DiasDeNatal. Vai tá me ajudando bastante a divulgar esse projeto!

Mas em segundo lugar: se isso aqui não é uma continuação, como você explica que o personagem Boba Fett tenha sido introduzido aqui, anos antes de sua aparição em O Império Contra Ataca? Digo mais… Porque os textos rolando no início dizem que esse é o episódio IV ½?

Essa informação é importante, então ou vou repetir. Depois do sucesso do primeiro filme, o George Lucas já estava chamando esse especial de episódio 4 e meio, ou seja, prometendo que o filme do ano anterior teria pelo menos 3 capítulos predecessores, além das 2 continuações que já estavam em gravação. Sim, o especial de natal confirmou a existência do episódio III, 25 anos antes do seu lançamento.

Mas enfim… Você não espera mesmo que eu acredite que essa produção - de baixíssimo orçamento, exibida na televisão uma única vez e nunca mais reprisada ou vendida de forma oficial - essa produção não merece a mesma consideração que o resto dos filmes nessa franquia? 

Eu só tô enrolando até aqui porque eu, pra ser sincero, não tenho ideia do que foi isso que assisti. Junto da versão que eu consegui baixar, veio uma outra reeditada por fãs que removia todas as partes não importantes da história, para tentar deixar a experiência um pouco menos bizarra…Nessa versão sobraram 30 minutos das quase 2 horas.

Nela acontece isso: Enquanto Han e Chewie tentam fugir da perseguição do império, a família do Wookie espera ele para que possam celebrar o Festival da Vida. Seu pai Itchy, sua esposa Malla e seu filho Lumpy conversam pelo Zoom com amigos. Eles também são ajudados por um velho desconhecido a se esconder dos stormtroopers, até que os nossos heróis chegam para salvar o dia. Essa é literalmente toda a história.

Então, na casa do Chewbacca vai acontecendo um monte de coisa para ocupar o tempo sobrando entre essas ceninhas de história: a mãe prepara uma receita explicada por uma ana maria braga drag queen; o filho assiste uma apresentação do cirque du soleil na sala de casa; e o avô ter uma experiência em uma máquina de realidade virtual com uma garota de anime.

Além dessas cenas super importantes que eu acabei de cidar, o editor daquela versão que eu comentei também cortou todos os números musicais. E nessa decisão eu vou ter que admitir que ele tava certo.

No final feliz, os Wookies se reúnem ao redor da árvore da vida, vestidos com as mesmas roupas dos vampiros no final de crepúsculo 2 . Enquanto isso, o elenco do filme aparece pela primeira e única vez juntos. O Harrison Ford parece bem triste de estar ali. O rosto do Mark Hamill parece até que ele esteve recentemente em um acidente terrível. E a Carrie Fischer canta uma música que resume a mensagem desta data... alguma coisa sobre como o império representa o facismo e o racismo que precisam ser combatidos em nossa sociedade. Mas eu posso não ter entedido direito.