Do Struggle ao Mumble | É tudo culpa do Kanye | Iradex

Do Struggle ao Mumble | É tudo culpa do Kanye

Nos últimos anos, vários rappers lançaram álbuns com uma forte influência Gospel. 4eva Is a Mighty Long Time do Big Krit que foi lançado em 2017 e Coloring Book do Chance The Rapper, lançado em 2016, são respectivamente meus álbuns favoritos dos últimos 2 anos.

Depois de ver o quanto eu gostava de rap com gospel, parei para ver de onde vinha toda essa influência no meu gosto. Constatei que tudo é culpa do Kanye West.

Kanye é cristão e fala sobre isso desde seu primeiro álbum quando ele fez Jesus Walks, que é uma música de exaltação maravilhosa. Se você nunca escutou, escute:

Sempre que comento ser fã do Kanye, as pessoas já me olham estranho e sempre perguntam: como você pode gostar de um cara tão idiota?

Kanye é um rapper e todo rapper acha que é o melhor no que faz. Os primeiros anos na indústria mostram o seu valor como liricista e músico. West já era um produtor reconhecido antes de lançar seu primeiro CD, o premiado The College Dropout que lhe rendeu um Grammy de Melhor Álbum de Rap na edição 47 da premiação.

Não foi fácil para ele conseguir seu contrato com uma gravadora, mesmo trabalhando diretamente como produtor na Roc-A-Fella, que tem como um dos donos Jay-Z.

Em 2003 o mundo do rap era dominado por 50 Cent e Gangsta Rap. Não existia espaço comercial para outro tipo de rap. West começou uma revolução na cultura mostrando que não era necessário falar que iria matar alguém para fazer sucesso. Seu álbum falava sobre ansiedade, medo de não conseguir passar dos 25 anos e o medo de ter um diploma e mesmo assim não conseguir um trabalho. O título do álbum faz alusão ao fato de Kanye ter saído do curso de língua inglesa na Universidade Estadual de Chicago.

Kanye não possuía um background de vida gangsta igual a todos os outros rappers fazendo sucesso na época, o seu passado era diferente. West é filho de um ex-ativista dos Panteras Negras com uma professora universitária de inglês.

Muitos rappers novos são gratos a Kanye por mostrar para eles que é possível fazer rap mesmo não se encaixando com o padrão de Gangsta Rap. Chance The Rapper, por exemplo, é filho de um ex-assessor do presidente Barack Obama.

College Dropout fala sobre racismo. O trecho abaixo faz parte da música Never Let Me Down com o Jay-Z e J.Ivy:

I get down for my grandfather who took my mama
Made her sit in that seat where white folks ain't want us to eat
At the tender age of 6 she was arrested for the sit-ins
And with that in my blood I was born to be different
Now niggas can't make it to ballots to choose leadership
But we can make it to Jacob's and to the dealership
That's why I hear new music and I just don't be feelin' it
Racism's still alive, they just be concealin' it

Caso você nunca tenha escutado um álbum do Kanye West, College Dropout é uma boa forma de começar. Kanye é uma figura polêmica, mas de coração bom.


Clique aqui para ouvir no Spotify


Do struggle de ter sua música reconhecida como arte e como algo rentável, ao ponto de fazer sucesso apenas com Mumble, essa coluna te ajuda a entender como o RAP virou a música mais escutada do mundo.