Do Struggle ao Mumble | Saturando com Brockhampton | Iradex

Do Struggle ao Mumble | Saturando com Brockhampton

Coletivos no rap sempre existiram. No Brasil temos o grande RZO, não sei qual o status do Racionais atualmente, mas ele continua sendo meu grupo favorito do Brasil. No rap americano temos o Wu-Tang Clan, que foi formado em 1990 e continua na ativa até hoje, lançando álbum. Na última década, 2 grupos ganharam destaque no cenário: o Odd Future do Tyler the Creator que acabou esse ano e o A$AP Mob do A$AP Rocky. Ainda falaremos desses 2 por aqui, mas o foco hoje é um outro grupo, que se intitula como uma boyband, e possui 15 membros.

O Brockhampton é um grupo formado em um fórum dedicado ao Kanye West (sim, é tudo culpa do Kanye) em 2010, originalmente chamado de AliveSinceForever.

O grupo só começou a produzir músicas em 2012. Em 2013 lançaram o The ASF EP, só que em 2014 projeto chegou ao fim e assim nasceu Brockhampton.

Em um mundo com tantas opções, como você divulgaria o seu grupo nos meios atuais de comunicação?

A resposta do grupo foi o projeto Saturation, que literalmente significa saturar o cenário com um número absurdo de lançamentos e aparições públicas.

Em 2018 foram lançados 3 álbuns coletivos, com 48 músicas no total e mais de 15 videoclipes (contando com clipes do grupo e do seu principal rapper Kevin Abstract).

Abstract faz parte da geração pós Kanye e Kid Cudi que não tem problemas em demonstrar sua personalidade na música, como podemos ver nesse trecho de MISERABLE AMERICA:

My boyfriend hates me
Won't let me meet his parents
Says my skin might scare 'em
Not afraid of my appearance
Feel like jumping off the building
Feel like saying "Fuck your parents"
Son don't feel 'em and I know they never will
They love gays but they hate niggas

Não consigo classificar o estilo musical do grupo, pela diversidade de membros e produtores o grupo passa em quase todos os espectros do rap, e também não consigo montar uma playlist com eles para deixar aqui. Minha recomendação é para escutar os 3 discos de Saturation e contemplar a única boyband do Rap.

Toda essa trajetória foi feita de forma independente, mas em março deste ano o grupo anunciou que assinou um contrato com a Sony RCA Records para 6 Álbuns em 3 anos por 15 milhões de dólares. Isso faz deles a primeira boyband no mundo do rap a ter um contrato com uma gravadora grande e, como não poderia faltar, esse anúncio foi feito de uma forma inusitada.

Escutem Brockhampton:


Clique aqui para ouvir no Spotify


Do struggle de ter sua música reconhecida como arte e como algo rentável, ao ponto de fazer sucesso apenas com Mumble, essa coluna te ajuda a entender como o RAP virou a música mais escutada do mundo.