Yesterday | Resenha | Iradex

Yesterday | Resenha

No último IP, falamos o que fazíamos para relaxar ou fugir dos aborrecimentos com a realidade. Citamos séries, atividades, estar com amigos e tenho certeza que cada um de nós tem uma receita para aliviar a mente. Qual seria a sua? Ler um livro de seu autor favorito, talvez, fumar um cigarro na varanda, tomar uma taça de vinho, ouvir sua banda preferida... E se algumas dessas coisas deixasse de existir? O que você faria se a banda que você mais ama não existisse mais? Você conseguiria imaginar um mundo sem suas músicas favoritas? E como seria um mundo SEM OS BEATLES?

Yesterday, uma comédia romântica dirigida por Danny Boyle (Quem quer ser um milionário?) e escrita por Richard Curtis (Questão de Tempo), conta a história de Jack Malik (interpretado por Himesh Patel). Jack é um músico sem sucesso que, após um acidente, acorda num mundo em que a banda The Beatles (entre outras coisas) nunca existiu e ele parece ser o único que tem alguma lembrança dela. Ao perceber a emoção de seus amigos ao ouvirem "pela primeira vez" a célebre música Yesterday, ele entende que sua carreira pode mudar ao lançar as canções de John, Paul, George e Ringo como se fossem suas.

Sem dúvidas que o filme é um deleite para os fãs da banda, embora alguns vão torcer o nariz, ou quem sabe rir, diante de algumas versões modernas das músicas. Ainda assim é interessante perceber que grandes clássicos não brotam do nada, todo o background da época em que as músicas dos Beatles foram lançadas e suas histórias pessoais contribuíram para seu sucesso, o que não ocorre com Jack, o que torna ainda mais difícil acreditar em sua genialidade e como alcança o sucesso em tão pouco tempo.

Mesmo assim, a simpatia do personagem principal e a sinceridade com que ele luta para ser um artista de sucesso nos faz torcer por ele, apesar de sua atitude reprovável. Honestamente, é até perdoável o que ele faz, visto que se não fosse por isso, o mundo jamais ouviria canções tocantes como Let it Be, Something, A Day in the Life e Hey Dude... digo, Hey Jude.

Infelizmente, temos mais uma vez aqui o dilema batido do Sucesso versus a Felicidade de uma vida simples, mas o humor e os ótimos diálogos somados a personagens carismáticos (Lily James nasceu pra viver mocinha de tão adorável que ela é) e um final diferente do que é esperado fazem Yesterday um filme para fazer você se emocionar e sair do cinema um pouco mais feliz.

Atenção para a aparição de um personagem especial. <3