Privacidade Hackeada | Caça aos Fatos | Iradex

Privacidade Hackeada | Caça aos Fatos

As empresas mais ricas são as de tecnologia: Google; Facebook; Tesla; Amazon. A razão pela qual elas são as mais poderosas do mundo é porque dados superaram o petróleo em valor. Dados são os recursos mais valiosos na Terra e essas empresas tem explorado os recursos das pessoas.

Essa afirmação é de Brittany Kaiser, ex-analista da Cambridge Analytica (CA), no documentário Privacidade Hackeada (The Great Hackdisponível na Netflix. Através do seu relato e de outros, conhecemos os bastidores da venda de dados de usuários do Facebook por empresas para fins políticos. Informações privadas e serviços privilegiados que culminaram em "vitórias" eleitorais suspeitas.

Numa piscina na Tailândia ou no Burning Man, ela explica como a máquina de propaganda da empresa funcionava para Trump e outros. Uma personagem que não parece afetada com o escândalo que levou Mark Zuckerberg ao congresso americano e pagar multa de bilhões (depois de faturar bem mais?).

O curriculum dela que trabalhou nas mídias sociais da campanha de Obama; viajou mundo pela ONU e transitava nos bastidores da geopolítica virtual; conquistou Alexander Nix (CEO da CA) que "minerava" potenciais eleitores digitais para Donald Trump enquanto "difamava" a adversária Hillary Clinton.

Os fatos mostram que no mercado de dados não existe ideologia e poucas leis regulatórias.

É a jornalista Carole Cadwalladr (The Guardian), investigando atuação da  CA na votação Brexit que nos apresenta os "delatores" do "hackeamento" de abrangência mundial. Título do documentário que não condiz tanto com a manipulação de dados realizada para influenciar o comportamento humano.

Pois os ex-funcionários explicam como informações de usuários e seus contatos são coletados (sem consentimento?) através de formulários, quizzes e apps. Posteriormente transformadas em "perfis" (localização e preferências) que recebiam posts potencializados favoráveis para o candidato desejado.

Anúncios "disfarçados de notícias" pagos ao Facebook para converter eleitores indecisos.

Privacidade Hackeada (The Great Hack) | Netflix

Modus operandi seguido por outros políticos em diversos países. No Brasil, denúncias de empresas impulsionando fatos falsos pelo WhatsApp e conversas vazadas entre procuradores e juízes no Telegram revelam a tecnologia utilizada para criar um "mundo virtual" moldado a interesses ilícitos.

No final o filme questiona: todos podemos ser rastreados, vendidos como dados ou influenciados?

No mundo onde a privacidade online já é uma utopia e fake news são disseminadas como verdades absolutas, sair da bolha e enxergar além da tela é o desafio.


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.