Documentários em Longa Metragem | Oscar 2019 | Iradex

Documentários em Longa Metragem | Oscar 2019

Se Icarus: Doping Esportivo confirmou o favoritismo em 2018, garantindo o primeiro Oscar da Netflix, a disputa na categoria longa documental de 2019 está aberta com histórias que merecem ser conhecidas.

Figuras notórias, relatos íntimos, desafios físicos, cotidiano periférico, visões da guerra, relacionamentos parentais. Belos retratos da humanidade que fazem os filmes "vida real" serem esperados pelo público.

Então, os indicados ao prêmio de Melhor Documentário em Longa Metragem do Oscar em 2019 são:

Free Solo

Sinopse: Renomado alpinista Alex Honnold há muito tempo deseja conquistar El Capitan sem cordas, a rocha de granito de 3.000 pés no Parque Nacional de Yosemite. Apesar de ser subitamente acometido por ferimentos; e amigos e familiares se preocupam com sua segurança; nada pode o parar de subir.

Por que foi indicado: Se assistindo na televisão nós já ficamos com o queixo no chão, imaginem os votantes que viram em IMAX. Da mesma equipe de diretores/alpinistas do já sensacional MERU (Netflix). As filmagens de alta definição em lugares anteriormente inalcançáveis juntamente com a trajetória de Alex tornam o filme um thriller imersivo, justificando a motivação de alpinistas: porque é possível.

Chance de ganhar: Ganhou o Festival de Toronto e escala sem amarras como favorito ao topo do Oscar.

Hale County This Morning, This Evening

Sinopse: Os sonhos e as experiências cotidianas dos amigos Daniel, Quincy e Boosie (a mãe dos filhos de Quincy) são retratados enquanto vivem em Hale County, no Alabama. A região sulista histórica para comunidade de afro-americanos é explorada através da construção da identidade racial diária.

Por que foi indicado: Câmera no ombro filmando momentos íntimos, alegrias e tristezas daqueles que ficam a margem da sociedade americana. Prima pela bela fotografia mas falta uma linha narrativa.

Chance de ganhar: Improvável. A indicação já é uma vitória para esse documentário independente.

Minding the Gap

Sinopse: Três amigos skatistas enfrentam conflitos paternos e decadência da cidade que vivem. Aquele que filmava a turma (Bing Liu), transforma em documentário as vidas de Zack que se torna pai, de Keire que está em busca de identidade racial e os próprios sentimentos de Liu sobre sua infância abusiva.

Por que foi indicado: Acompanhamos intimamente a passagem de jovens para a vida adulta como quem dá um rolé de skate (lindamente filmados) desviando dos obstáculos familiares e financeiros.

Chance de ganhar: Seria grande surpresa pois carece de espontaneidade em alguns momentos.

Of Fathers and Sons

Sinopse: O documentarista Talal Derki retorna à Síria e ganha a confiança de Abu Osama, um dos fundadores da Al Nusra Front, afiliada à Al Qaeda. Acreditando em um califado islâmico, Abu doutrina seus filhos em suas crenças, enviando os dois mais velhos para um campo de treinamento militar.

Por que foi indicado: Um relato cru e familiar dos seguidores da Jihad que ensinam aos filhos desde cedo a dureza numa região onde "pisar em falso" na vida pode ativar minas terrestres e explodir sonhos.

Chance de ganhar: Forte indicado pela visão interna de um cultura distante da realidade ocidental. Venceu o prêmio do Júri no Festival Sundance. Meu favorito mas acredito que perde para RBG.

RBG (Ruth Bader Ginsburg)

Sinopse: A octogenária Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte Americana, passou sua carreira lutando contra leis que permitiam a discriminação de gênero. Apoiada por seu marido devotado, colegas advogados e filhos, torna-se renomada por sua incansável ética, perspectiva liberal e intelecto aguçado.

Por que foi indicado: Uma trajetória única no poder e sociedade americana representando a luta das mulheres pela igualdade. A própria academia do Oscar aumentou as votantes somente recentemente.

Chance de ganhar: Favorito pois Ruth é um ícone de justiça amada pelos americanos. Minha aposta.


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.