Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? | Resenha | Iradex

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? | Resenha

por Ricardo Garcia

Amado e idolatrado por muitos. Odiado e apedrejado por outros. Uma das figuras mais controversas do rock nacional nas últimas décadas. Chorão, o líder da banda Charlie Brown Jr, recebe homenagem pelas mãos de Graziela Gonçalves, sua parceira de vida, em uma detalhada biografia compartilhada.

"Se não eu, quem vai fazer você feliz? Minha História de Amor com Chorão" é uma tocante declaração de amor eterno em forma de livro de memórias da parceira de um rockstar nacional.

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? Minha História de Amor com Chorão.

Companheira do músico desde antes de sua fama nacional, Grazon destrincha na obra todas os sonhos, projetos e angústias compartilhados e de como todo esse turbilhão engoliu o músico de forma trágica.

Final infelizmente tão recorrente para grandes astros do rock internacional, incapazes de lidar com suas mentes conturbadas, mas que no Brasil ainda não tinha um caso de tanto holofote como esse.

Musa inspiradora de muitas letras da banda em todas as fases, ela relata como o lado carinhoso, afetivo e poético de Chorão contrastava com o seu lado centralizador, egoísta e insensível.

Ao mesmo tempo que a personalidade cativante do músico transparecia em suas músicas reverenciadas por uma geração, a convivência entre os integrantes do grupo era minada pelas cobranças e inseguranças do "vagabundo do skate", resultando em constantes trocas de formação e "conflitos artísticos".

A parceria com o virtuoso baixista Champignon, também vítima fatal do "turbilhão Charlie Brown", em muitos momentos tão produtiva e celebrada, já em outros marcada por vaidades e mágoas. Trocas de acusações com momentos absurdamente constrangedores durante shows são outro ponto marcante do livro.

Mesmo para quem não era fã da pessoa pública do Chorão (como eu), mas que reconhece o seu valor artístico e a sua importância como porta-voz (talvez o maior) de sua geração, a leitura é interessante.

Esse livro nos ajuda a compreender mais sobre o peso de ser um ídolo de massa e o desgaste emocional próprio (as vezes fatal) e dos ao seu redor que isso pode gerar.

"Cada um tem sua história, eu tô aqui para aprender, não para julgar. Quem pode me julgar? Quem?" (O Preço, Charlie Brown)

Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? Minha História de Amor com Chorão.
De Graziela Gonçalves. Companhia das Letras; Selo Paralela; 262 páginas; 2018.

Leia um trecho do livro | Compre o livro