Caça aos Fatos: Malala e Marley | Iradex

Caça aos Fatos: Malala e Marley

Armas são símbolos de opressão. A luta contra a violência com música e educação.

Malala Yousafzai foi baleada no ônibus da escola por defender o direito a edução de meninas no Vale do Swat (Paquistão) aterrorizado pelo Talibã que fechava e bombardeava salas de aula.

Bob Marley foi baleado no seu estúdio por defender a união e não violência em uma Jamaica dividida socialmente e aterrorizada por gangues violentas aliadas a políticos.

A menina que ama livros criada dentro de uma escola e o astro do reggae e amor possuem vozes que os tornaram populares ao mesmo tempo que viraram alvos.

A mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, exilada na Inglaterra pós atentado, e seu trabalho pela educação feminina são reconhecidos mundialmente.

Porém vale conhecer a história do seu pai Ziauddin Yousafzai que com pouco dinheiro e muitos contra construiu escolas mistas. Possibilitando que meninas e meninos estudassem juntos, estimulando a oratória e pensamento crítico, numa sociedade religiosa cheia de desigualdades e restrições.

A biografiao documentário e a entrevista para Dave Letterman mostram a bravura de Malala e sua família. Vozes que acreditam no poder transformador da educação em meio a repressão social.

A Biografia | O Documentário | A Entrevista


Ás vésperas das eleições na Jamaica (1976) e antes de Marley realizar o show Smile Jamaica para aliviar tensões políticas em Kingston, homens invadiram a casa do cantor e atiraram para matar.

O ataque feriu o astro, a esposa, o empresário e outros. Poucas informações oficiais e muitos boatos foram divulgados sobre o atentado. Afinal, quem atirou em Marley?

A resposta está no primeiro episódio da nova série documental da Netflix: ReMastered. No meio da investigação, a disputa entre PNP (Partido Nacional Popular) e JLP (Partido Trabalhista da Jamaica) com desdobramentos políticos que envolviam Cuba e Estados Unidos.

Marley, um líder espiritual, era cobiçado e coagido. O posicionamento conciliador quase custou sua vida o exilando. Porém o fez ampliar a mensagem de paz e união com o posterior disco Exodus (1977).

Who Shot The Sheriff? | Marley (2012) | Breve História de Sete Assassinatos

Vozes pacifistas se erguem na multidão. Balas não as calarão. Malala e Marley.

O Talibã podia tomar nossas canetas e nossos livros, mas não podia impedir nossas mentes de pensar.  – Malala Yousafzai

Nenhuma bala pode nos parar. Não imploramos nem nos curvamos. Não podemos ser comprados nem vendidos. – Bob Marley

Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.