Caça aos Fatos: Vida Real vs Filmes | Iradex

Caça aos Fatos: Vida Real vs Filmes

A popularização das fake news fez surgir os serviços de verificação de conteúdos por meios jornalísticos. Abrangendo desde discursos políticos até virais diários e casos de família de sub-celebridades.

Igualmente, nas obras autodeclaradas “baseadas em fatos reais” sempre fica aquela dúvida do que sai da cabeça dos roteiristas e do que vem dos livros de história.

Para comparar a realidade com a ficção e sanar essas dúvidas, dois interessantes sites em inglês são boas ferramentas para os caçadores de fatos. Pois, o que acontece na vida acontece nos filmes?

Information Is Beautiful

A tecnologia transformando dados em conhecimento útil é o conceito de Information Is Beautiful

Uma de suas pesquisas com Big Data utiliza gráficos interativos para analisar filmes cena a cena.

Information Is Beautiful | Analisando Filmes Baseados em Fatos Reais

Os infográficos usam espectro do azul ao vermelho para indicar verdades absolutas; pequenas mudanças; dramatização incoerente até nunca ocorreu. Dessa maneira, a análise é realizada minuciosamente cena por cena até chegar em um valor porcentual da realidade para cada filme.

Na infográfico de Rush (Ron Howard; 2013) vemos cenas detalhadas com minutagem, nível de verdade e explicações. Eu li Corrida para a Glória, livro base do roteiro, e constatei as adaptações nos fatos.

Information Is Beautiful | Rush (Ron Howard; 2013)

Já Selma (Ava DuVernay, 2015) conseguiu 100%! A história fielmente adaptada.

O trabalho de coleta e analise do projeto confirmam que informação é incrível!

Information Is Beautiful | Selma (Ava DuVernay, 2015)

www.informationisbeautiful.net/visualizations/based-on-a-true-true-story

History vs Hollywood

Um portal de cinema com fichas técnicas, fotos de personagens x personalidades, questionamento da história com respostas detalhadas, vídeos relacionados e menu por categorias.

Ou seja, o IMDB das obras baseadas em fatos reais com um acervo dos clássicos aos lançamentos.

History vs Hollywood

Quando um filme baseado em fatos nos instiga, pesquisamos. Ao assistir Foxcatcher com Steve Carell, descaraterizado do habitual, fui em busca da história trágica na luta greco-romana americana.

O idioma pode ser uma barreira para total compreensão dos artigos, porém o site é bem visual com vídeos e fotos comparativas. Por exemplo, a caracterização de atores na série The People vs O.J Simpson.

History vs Hollywood | People vs O.J Simpson

www.historyvshollywood.com

Quando a controvérsia marca histórias ou versão e duração da obra não são suficientes, a caça aos fatos não termina pós créditos.


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.