Cinco Mulheres | Cinco Matemáticas | Iradex

Cinco Mulheres | Cinco Matemáticas

Por Luiza Lima

O universo das Ciências Exatas nem sempre teve suas portas abertas para o gênero feminino. Ainda hoje, em cursos dessa área o número de homens é bem maior. A própria Amalie Emmy Noether, alemã considerada por Albert Einstein “a mulher mais importante da história da matemática” chegou a se vestir de homem para poder dar aulas. Com o tempo e, principalmente, durante a segunda guerra, as mulheres começaram a se envolver mais no campo das exatas, onde podemos destacar diversas Matemáticas maravilhosas. Para este especial do Iradex resolvi falar de 5 matemáticas brasileiras. As três primeiras foram vencedoras do prêmio Mulheres na Ciência, realizado pela L'Oréal em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e com a Unesco e as outras duas são colegas (e amigas) que fazem a diferença na Matemática.

Dra. Adriana Neumann de Oliveira

Adriana é doutora em Matemática pelo IMPA e é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de matemática, principalmente nos temas de sistemas de partículas interagentes. Em 2016, ganhou o prêmio Mulheres na Ciência com seu trabalho sobre o comportamento coletivo das partículas de um sistema físico, no qual partículas movem-se, segundo uma regra probabilística, de um reservatório para outro.

Dra. Cecília Salgado

Professora do IFRJ, Cecília Salgado atua em pesquisa na área de Geometria Algébrica e Aritmética, onde busca tratar problemas da Teoria dos Números com métodos de Geometria Algébrica. Parte do seu trabalho lida com pontos racionais em variedades algébricas e fibrações em curvas em tais variedades. Também foi vencedora do prêmio Mulheres na Ciência, em 2015.

Dra. Carolina Bhering de Araújo

Vencedora do prêmio em 2008 com o trabalho O Espaço Projetivo e Variedades de Fano, a professora do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde também atua como pesquisadora, é membro do Committee for Women in Mathematics da IMU - International Mathematical Union e atua na área de Geometria Algébrica e Complexa.

Dra. Ana Carolina Costa Pereira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará onde coordena o Laboratório de Matemática e o grupo de Estudos GEPHM - Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática, onde inspira diversos jovens (onde sua maioria é do sexo feminino) a seguir a carreira de pesquisadores. Atua na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Com diversos trabalhos publicados, inclusive envolvendo Histórias em Quadrinhos, a Carol é um exemplo a ser seguido, e é uma honra poder trabalhar com ela.

Júlia Jaccoud

Graduanda do último semestre de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), executa o projeto de Iniciação Científica com o tema "Avaliação em Matemática: que competências avaliamos?" Júlia também tem o canal 'A Matemaníaca' no Youtube. Nele, além de tirar dúvidas de matemática, ela fala sobre temas relacionados a área, sobre educação e até sobre organização pessoal. É uma pessoa doce, apaixonada pela pelos números e de quem com certeza podemos esperar grandes feitos.


Cinco Mulheres é uma série de posts que divulga o trabalho de mulheres em diversas áreas. Se você gosta do trabalho feito por uma mulher, coloque aí nos comentários!