Antes de falar sobre o filme em si, eu gostaria de propor uma reflexão sobre a última vez que você assistiu à um filme sem saber nada sobre ele.
- Sem que o filme fosse indicado por alguém;
- Sem ver a nota ou quantidade de estrelas;
- Sem assistir ao trailer;
- Sem saber sequer o gênero do filme.
Eu tentei me lembrar quando foi e não consegui. Mas algo me remeteu aos finais de semana quando alugava VHS’s na locadora perto de casa. Quanto mais filmes eu alugava, mais prazo eu ganhava pra devolvê-los.
Claro que sobre os lançamentos a gente já sabia alguma coisa, mas não tanta quanto hoje, e a palavra do atendente era o fator determinante para levar os filmes. Mas sempre existiam aqueles que a gente pegava totalmente no escuro, e por várias vezes eram uma porcaria.
Mas, bem, às vezes, acontecia que aquele filme sem nenhuma pretensão era o melhor de todos. Melhor que o lançamento. Melhor que toda aquela penca que só seria entregue na outra semana.
Aí você queria que toda a família assistisse, emprestava até para quem não era de casa.
Era uma das melhores sensações!
Foi assim que eu fui assistir ao Memórias Secretas.
A correria da semana foi tanta que eu não sabia nada, absolutamente nada.
Expectativa? Zero!
O filme começa e temos logo de cara Christopher Plummer (vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante em 2011, por Toda forma de amor) interpretando o papel de Zev, um judeu com alzheimer que vive num lar para idosos nos Estados Unidos e que acabara de perder a esposa.
No mesmo lar para idosos, vive o amigo de Zev, Max (ninguém menos que Martin Landau, também vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante, só que em 1995, por Ed Wood), que, assim como Zev, também é judeu (ambos viveram juntos os horrores nazistas da Segunda Guerra) e tem a saúde bastante debilitada.
Max acredita ter encontrado o responsável por matar toda a sua família e precisa da ajuda de Zev para conseguir sua vingança. Para isso, elabora um detalhado plano que Zev prometeu executar após a morte da esposa.
Com título original de Remember este drama/suspense, dirigido por Atom Egoyan, foi uma grata surpresa, que resgatou em mim uma sensação que eu não tinha desde a época das antigas locadoras.
A Diamond Filmes Brasil traz Memórias Secretas com estreia para 12 de maio.
Desta vez não deixo minha avaliação entre uma e cinco estrelas, pois acho que esse é um filme que deve ser assistido independente da nota.
Assistimos ao filme a convite da Diamond Films
Ficha Técnica
Título Original: Remember
País: EUA
Gênero: Drama, suspense
Duração: 94min
Diretor: Atom Egoyan
Elenco: Christopher Plummer, Martin Landau, Dean Norris