Trilogia "Trans-Siberian Orchestra" e outras canções | 31 Dias de Natal | Iradex

Trilogia "Trans-Siberian Orchestra" e outras canções | 31 Dias de Natal

Dia 6: Álbuns e Músicas de Natal

Texto e narração: Mackenzie Melo (Twitter)

Produção20 a 20

DistribuiçãoR.I.P.A. / Iradex

Assine: feed | spotify | deezer | apple


Transcrição:

Lembro que alguns anos atrás, quando conseguia ouvir mais de 10 horas de podcasts diários, me tornei amigo do Bando do Iradex sem que eles nem soubessem. Não sei precisar datas, afinal de contas, quem está contando quantos anos eu tenho, não é mesmo? Só sei dizer que foram dias especiais, mais que especiais.

Anos se passam e muitas emoções e situações rolaram por sob e por sobre a ponte – como não lembrar do dia de outono que passei por várias pontes – inclusive a do Bronx – para poder conhecer uma parte do bando e dos hosts do Iradex quando pude ir a Nova Iorque abraçar vários deles que vieram até os EUA de férias. E, se levarmos em conta que em inglês se utiliza a palavra bridge tanto para viadutos quanto para pontes, quando os encontrei, passamos por baixo de vários viadutos ali no Brooklyn. Águas rolaram, amigos. Águas salgadas, porém, doces...

Com essas memórias quero dizer que quando coisas nos marcam de verdade, elas se tornam indeléveis, mesmo quando não lembramos delas com precisão.

Lembro, por exemplo que um ano, há muitos anos, eu fui apresentado a uma banda de rock meio diferente pois os temas e os sons das músicas mais pareciam coisas de Natal. E eram.

Trans-Siberian Orchestra. Qual dos discos da trilogia ouvi primeiro? Não lembro. O que sentia na época que ouvi pela primeira vez? Não sei. Me marcou? Sim. Continuo gostando? Demais. Minhas indicações para vocês verem (ou ouvirem) se gostam são os três discos da trilogia de Natal: Christmas Eve and Other Stories, The Christmas Attic e The Lost Christmas Eve (1996, 1998 e 2004). Dentro desses discos, sugiro ouvir, para ver se vocês gostam do estilo as seguintes músicas

  • O Come All Ye Faithful / O Holy Night (Instrumental)
  • A Mad Russian Christmas (Instrumental)
  • Christmas Eve / Sarajevo (12/24) (Instrumental)
  • Christmas Canon
  • Joy of Man’s Desire / Angels we Have Heard on High
  • Find My Way Home
  • An Angel’s Share
  • Christmas Jam
  • Wish Liszt (Toy Store Madness)

Uma outra lembrança que tenho dessa época de Natal relacionada a música é com minha filha mais nova. Um dia, saindo com ela de uma loja, ouvimos uma música que passava na rádio e comentei com ela que não lembrava de nunca ter ouvido antes, mas que certamente já tinha ouvido. Típico comentário de quem tem memória ruim. 😊 A música se chama I Saw Mommy Kissing Santa Claus e se tornou – aparentemente – mais famosa quando os Jackson Five a gravaram em 1970, mas a original é de 1952. A letra é engraçada (a começar pelo título: Eu vi mainha beijando Papai Noel) e fica marcada em minha vida por vários motivos. O melhor de todos? Me ligar ainda mais às minhas filhas.

Dando um salto temporal e sabendo que vou causar estragos ao que vocês pensam de mim, preciso falar de uma música que mexe comigo – e sei que mexe com todos que ouvem também – seja para o bem ou para o mal. 😊 Acho que vocês já devem saber de que música estou falando. E não, não deixem de ouvi-la até porque seria um presente para ela que faz aniversário bem no dia 25 de dezembro. Sim, estou falando de Simone e sua inesquecível “Então É Natal”. Caso, entretanto, não consiga mesmo, ouça a versão original em inglês Happy X-mas (War is Over) com John Lennon, um dos hinos à paz que tanto precisamos nesse mundo. E, se se interessarem, pesquisem sobre Mururoa, uma das coisas que ela fala na letra em português que não está na letra original. É interessante.

Para terminar, queria voltar ao Iradex. Em um dos finais de ano daqueles em que eu ouvia muita coisa, o Iradex fez um especial de fim de ano com várias surpresas e esse é um dos episódios que mais me marcaram. Ele está guardado comigo, não na minha memória exatamente pois não lembro de quase nada específico do programa, mas no meu coração. Sei disso pois só lembro da parte mais importante, pelo menos para mim. Foi a primeira vez que me senti completamente e inexoravelmente ligado aos amigos que se reuniam em torno de uma proposta, para mim, única: coisas boas. Essa ligação entre eles e eu já estava estabelecida, mesmo sem eles saberem, mas naquele dia específico, enquanto dirigia pelas frias ruas de Boston, um calor tomou conta de mim e lágrimas escorreram por causa das declarações de amor que se seguiam umas após as outras. Não eram, se eu realmente posso dizer que lembro de algo, declarações diretas. Eram ditas pelo modo como uns falavam com os outros no programa e como falavam dos ouvintes e da ligação entre cada um deles.

Naquele mesmo ano eu conheci um grupo musical que estava começando e me impressionou pela qualidade vocal. Uma de minhas surpresas foi ter a Dona do Iradex (Lívia Lopes, a voz que inicia todos os IPs e que não acompanham o folclore da RIPA) indicando o Pentatonix em um dos episódios do fim de ano (se minha memória não falha) e eu me sentindo total e completamente representado por ela ali, como alguém dizia, espalhando a palavra do grupo. Recomendo demais procurar ouvi-los para ver se vocês gostam, mas minha indicação é mesmo uma música que quebrou a agulha da minha vitrola (metaforicamente, gente) naquele ano. Little Drummer Boy.

A música conta a história de um menino que não tem nada a dar ao reizinho que está nascendo naquela noite especial. Pelo menos é o que ele acha. Então, em vez de dar algo ele decide apenar tocar o seu tamborzinho para a criança, não sem antes pedir permissão à mãe que está ali do lado.

Essa música me faz lembrar de tantas coisas boas que nem vou listar para não ser ingrato comigo mesmo. Vou deixá-las onde elas estão, dentro do meu coração e dizer apenas que quando eu a ouço, ela faz meus lábios e meu coração abrirem um sorriso.

Do mesmo modo que a música que o menino tocou em seu tamborzinho fez aquele bebê, nascido naquela noite especial, sorrir.

Alguns links para as indicações: