Snoopy, Charlie Brown e Schopenhauer: Uma Visão de Filosofia sobre Quadrinhos | HQ Sem Roteiro Podcast

Ah, esses personagens que tanto amamos: Snoopy, Charlie Brown, Lucy, Linus, a garotinha ruiva, Schopenhauer... Pera, Schopenhauer? Sim, existem mais coisas entre o filósofo pessimista alemão e a obra clássica de quadrinhos de Charles Schulz do que sonha nossa vã filosofia. No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana, conversamos com Marcos Ramon, licenciado em Filosofia (UFMA/2004), Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA/2011) e Doutor em Comunicação (UnB/2014); podcaster do Ficções; e autor do livro A Estética da Angústia: Uma Aproximação entre Schopenhauer e os Peanuts.

Se engana, no entanto, quem acha que só falamos sobre a obra de quadrinhos e a obra do autor de O Mundo como Vontade e Representação. O papo passeou sobre as questões filosóficas em torno do entretenimento, dos quadrinhos como arte, falamos de Benjamin, Eco, Nietzsche, Deleuze e muito mais. Aperta o play e vem ouvir! Que puxa...

 

Baixe o MP3

Links interessantes:

Músicas nesse programa:


Contribua com o Padrim do Iradex

keep-calm

Rede Iradex

Contatos

  • O Schopenhauer encaixa tão bem com Peanuts por conta desse lance pessimista, tipo, cheguei no mundo, tá tudo louco e tenho que me adequar – é tão real, tão atual e casa tão bem!

    Quero estudar o Senhor Schop agora!

    *HQ dando funiquitos acadêmicos na Aline desde 2016