Estante Iradex: Max Richter

Recomendamos que você leia esse texto acompanhado por essa canção:
On the Nature of Daylight (YouTube)


Max Richter é um compositor alemão, naturalizado na Grã-Bretanha, que ganhou seu lugar na Estante Iradex oficialmente na edição 66. O nome pode não ser conhecido por muitos, mas sua obra é extensa, com canções originais e um trabalho de extremo cuidado em trilhas sonoras de filmes e séries.

Richter, além de compositor, também é pianista e produtor, com um conhecimento musical vasto. Seu trabalho tem inspiração tanto de obras clássicas de Bach, quanto do punk rock e música eletrônica ambiente, uma verdadeira mistura de clássico e moderno. Suas músicas possuem uma melancolia inerente, que quando colocadas em trilhas sonoras de filmes com a mesma sintonia, formam uma combinação perfeita.

Um bom exemplo disso é o filme “Sentidos do Amor”, de 2011, falado no Iradex Podcast 66. A trilha sonora é composta por Richter, e dá o peso ideal para o filme. O compositor foi oficialmente colocado na Estante Iradex nessa edição do podcast, durante o bônus track. Richter também havia sido mencionado ao falarem em outra edição da série “The Leftovers”, na qual ele também é compositor, e na edição de número 64, ao mencionarem “Frequencies”, filme cujo estilo combinaria facilmente com a obra de Richter.

O compositor alemão também pode ser ouvido no primeiro episódio da terceira temporada de “Black Mirror”, o “Nosedive”, e na recente série “Taboo”, protagonizada por outra pessoa da Estante Iradex, o nosso Tom Durinho. Richter também compôs a trilha do documentário animado israelita “Valsa Com Bashir”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008.

Richter possui 5 álbuns de canções originais, tendo também um álbum com uma completa recomposição e reinterpretação de As Quatro Estações de Vivaldi. Uma de suas músicas originais, “On The Nature of Daylight” do álbum The Blue Notebooks, é bastante usada em trilhas de filmes, inclusive tendo aparecido na trilha de “A Chegada” e em outros filmes como “Ilha do Medo” e “Mais Estranho Que a Ficção”.

Max Richter tem quase toda sua obra completa no Spotify, e se tem dúvidas por onde começar, que tal ouvir as playlists do Iradex com algumas de suas músicas?

Playlist 01 - Spotify | Playlist 02 - Spotify


Estante Iradex

A Estante Iradex é o nosso local de reverência às grandes personalidades que tem o "jeitinho Iradex".

Esta coluna foi escrita por Ana Louise e ilustrada por Caique Pituba com vídeo de Gabriel Freire.

Gostou? Comente, colabore e nos ajude a escolher que será o próximo homenageado. Somos movidos por amor (mas se quiser ser nosso Padrim, também pode).

Clique na imagem abaixo para ver todos os detalhes da ilustração da capa, ou baixar em alta resolução e utilizar como papel de parede.

Estante Iradex - Max Richter por Caique Pituba

Estante Iradex - Max Richter por Caique Pituba

  • O que dizer desse compositor que mal conheço e já considero pacas?

  • Aline Hack

    Já dei o play pra conferir!

  • Claudio Gaspari

    A trilha de Leftovers é de uma melancolia tamanha que me contenho pra não cortar os pulsos ouvido. O cara manda muito bem.

  • Mackenzie Melo

    Muito bom. Mais um para a lista interminável de ótimas dicas do Iradex!

  • Adah Conti

    Borá ouvir