Desigualdades sociais e raciais ou econômicas e culturais; que vão do Nordeste produtor ao Sudeste consumidor; ou da China socialista a America capitalista; são documentadas em recentes filmes.
Olhares diversos sobre conflitos mundiais e mudanças industriais que merecem ser vistos e refletidos.
Alô Privilégio? É a Chelsea!
Sinopse: Chelsea Handler explora os impactos do privilégio branco na cultura americana, na sua vida e carreira; conversando com celebridades, familiares e grupos sociais de diversos "estados unidos".
Por que assistir: Apesar da curta duração e alguns discursos estereotipados superficiais, o rencontro de Chelsea com namorado da juventude demonstra bem a "terra das oportunidades" americana.
Onde Assistir: Netflix
Estou me guardando para quando o Carnaval chegar
Sinopse: Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus) mostra o impacto da frenética produção de jeans sobre Toritama, em Pernambuco, onde os moradores não veem a hora do Carnaval chegar.
Por que assistir: Conhecer um Nordeste industrial/artesanal exportador para o mercado nacional, a rotina do novo sertão bem como os sonhos humildes de seus habitantes podem ser grandes.
Onde Assistir: Netflix
Geração Riqueza
Sinopse: Através das fotografias de Lauren Greenfield vemos a cultura materialista e obcecada com a aparência da sociedade americana que influencia outras culturas pelo mundo.
Por que assistir: Acompanhar a origem da geração de influencers em Los Angeles até o mercado da riqueza que rompe tradições na China e Russia pelo dinheiro. O filme registra a jornada pessoal da diretora e a história do sonho americano corrompido pelo capitalismo, narcisismo e ganância.
Onde Assistir: Prime Video
Indústria Americana
Sinopse: Um bilionário chinês reabre uma fábrica em Ohio e contrata dois mil operários. O otimismo inicial não resiste ao conflito entre as mentalidades da China tecnológica e da mão de obra americana.
Por que assistir: Ouvir vidas impactadas pela globalização, investimentos e automação industrial que unem e separam culturas tão distintas é testemunhar o fim de fronteiras e uma America em crise.
Onde Assistir: Netflix | Uma Conversa dos diretores com os produtores Michelle e Barack Obama
Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.