Zen Pencils | Amostra Grátis de HQ | Iradex

Zen Pencils | Amostra Grátis de HQ

A expressão "frase de efeito" não se chama assim em vão. As palavras possuem o poder de mudar visões de mundo, estados mentais, sociais, econômicos, etc. Capas de revistas com manchetes sensacionalistas podem fazer o valor do dólar cair; palavras fora de contexto (ou mesmo dentro do contexto) podem mudar opiniões; poesias, livros e quadrinhos mudam vidas. A indicação dessa semana do Amostra Grátis de HQ é sobre o poder da palavra. Vamos falar um pouco sobre o site Zen Pencils.

Criado pelo cartunista e designer gráfico australiano Gavin Aung Than, o projeto tem uma premissa simples: transformar citações em quadrinhos, falas memoráveis de grandes figuras históricas. Na lista de discursos já quadrinizados por Gavin temos palavras proferidas por Malala Yousafzai , Frida Kahlo, Isaac Asimov, Shakespeare, Anne Frank, Audrey Hepburn, Muhammad Ali e muitos outros grandes nomes, além de quadrinizações de personagens fictícios e provérbios chineses, nativoamericanos, etc. São quase 200 quadrinhos belíssimos com mensagens que aquecem o coração e fazem refletir.

Trecho de "I Have The Right", adaptação em quadrinhos do discurso de Malala Yousafzai.

Trecho de I Have The Right, adaptação em quadrinhos do discurso de Malala Yousafzai.

As adaptações feitas pelo cartunista australiano são as mais diversas e criativas. No caso do texto A Meditation, do imperador romano Marco Aurélio, por exemplo, Gavin adapta a fala para uma história de zumbis! As palavras de John Lennon se transformam em uma trama de ficção científica. O discurso de Robin Williams se transforma em um jogo de videogame.

Trecho de A Meditation, texto de Marco Aurélio adaptado para quadrinhos.

Trecho de A Meditation, texto de Marco Aurélio adaptado para quadrinhos.

Em A Cartoonist Advice, quadrinização feita a partir do texto de Bill Waterson, criador de Calvin e Haroldo, temos até uma emulação do traço do cartunista.

Trecho de A Cartoonist Advice, quadrinização de texto de Bill Waterson.

Trecho de A Cartoonist Advice, quadrinização de texto de Bill Waterson.

Um dos quadrinhos do Zen Pencils que mais me deixou refletindo foi o The Two Wolves que, segunda Gavin, foi inspirado em uma lenda da tribo norte americana dos Cherokees. A trama se desenrola a partir da fala de um velho cacique explicando para uma criança que existem dois grandes lobos dentro de todos nós, um bom e um mal. O traço é incrível e a mensagem é bem legal. (Para quem prefere ler em português, aqui tem a tradução)

No site, na aba ABOUT, você pode ter acesso a várias informações sobre o autor australiano, com direito a uma entrevista em que ele afirma que teve a ideia de fazer o site após passar um bom tempo lendo biografias e frases da Wikipedia nos intervalos que tinha no seu antigo trabalho de designer gráfico. O ponto principal do site é apresentar citações inspiradoras, "de poetas a presidentes, de coronéis a comediantes".

Trecho do quadrinho Taking The Piss, adaptado de um discurso do artista Banksy.

Trecho do quadrinho Taking The Piss, adaptado de um discurso do artista Banksy.

Para quem tem dificuldade com inglês, o site Outros Quadrinhos fez um excelente trabalho de tradução de uma boa quantidade de HQs feita por Gavin. Tem citação de Rainer Maria Rilke, Bruce Lee, Albert Eistein e diversos outros.

Trecho de Os Benefícios do Fracasso, quadrinização do texto de JK Rowling, traduzido pelo site Outros Quadrinhos.

Trecho de Os Benefícios do Fracasso, quadrinização do texto de JK Rowling, traduzido pelo site Outros Quadrinhos.

Para conhecer mais o autor

Gente bonita, está entregue mais um Amostra Grátis de HQ. Espero que tenham gostado da dica dessa semana, a gente se vê na próxima. Tchau tchau!