"Esqueceram de Mim" é mais que um filme conforto na Disney+ | 31 Dias de Natal | Iradex

"Esqueceram de Mim" é mais que um filme conforto na Disney+ | 31 Dias de Natal

Dia 14: Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)

Texto e narração: Gabriel Pinheiro (Twitter / Instagram / Letterboxd)

Edição:20 a 20

DistribuiçãoR.I.P.A. / Iradex

Assine: feed | spotify | deezer | apple


Transcrição:

 Ai... como é bom esse gostinho de férias, essa sensação de não precisar me esforçar. Esqueceram de Mim é o filme conforto que eu precisava nesse momento. Um filme que eu sei que é perfeito, que você sabe que é perfeito. Então tudo que preciso fazer é te manter entretido aqui pelos próximos dois ou três minutos, enquanto você decide onde vai assistir esse filme esse ano.

Esqueceram de Mim só está disponível na Disney+, mas se você sabe se virar, com certeza vai chover ideias de como encontrar esse clássico de Natal, uma torrente delas. Digamos assim, que em uma escala de 1 a 100 no clima natalino, depois desse filme eu tô a mais de mil. Diria que eu tô ali pelos 1337? Tô. Uma emoção tão grande que não pode ser estragada pelo lado comercial da data, proteja esse sentimento, ligue um bloqueio de propaganda.

O fator nostalgia bateu pesado dessa vez aqui, viu? Eu lembro de ter Esqueceram de Mim gravado em VHS lá em casa. Engraçado como a pirataria era comum nessa época, né? Fora todas as vezes que a família assistiu junto na Globo. Muitas memórias pulam na mente na hora que eu aperto o play em Home Alone (1990) 1080p bdrip. E uma das vantagens de revisitar esse filme hoje é poder apreciar o visual dele fora de uma TV de tubo. A atuação dos Bandidos Molhados e do Kevin são muito boas, mas a Catherine O'Hara como a mãe tem um valor ainda mais especial hoje. Agora, eu tenho todas as memórias atualizadas em Full HD aqui no meu cérebro. Todos os 1,4 gigabytes delas.

E teve tantos outros detalhes, que na época eu não poderia ter observado, mas nessa assistida me fizeram apreciar ainda mais o que esse filme significa pra mim. Inclusive, eu acho que aprecio um pouco menos todos os outros filmes de natal lançados depois de 1990. Esqueceram de Mim já era perfeito desde lá. Qual é sua desculpa, Santa Clause? Essa experiência abriu meus olhos, tal qual a experiência de você estar assistindo uma obra em outra língua e de repente apertar Ctrl + D no Media Player Classic para baixar legendas no seu idioma de preferência.

Dessa vez eu preferi ouvir a voz original do Macaulay Culkin, mas dizem que a versão dublada ainda tem seu charme. Paulo Coelho nos abençoe para que essa versão dublada esteja em algum lugar, né? Mas se tratando de um filme do Chris Columbus com trilha sonora do John Williams, todo esforço valerá a pena.

Só lembrando, esse filme só está disponível no Disney+.