Guro Station #01 - Fasting, de Kazuo Umezu | Iradex

Guro Station #01 - Fasting, de Kazuo Umezu

Dieta para perder barriga em 1 semana! Se você está procurando por uma dieta infalível para compensar as "gordurinhas" ganhas nesta quarentena, Fasting, de Kazuo Umezu, tem a receita ideal para você ficar "bonita". Confira no primeiro episódio de Guro Station, a sua rádio favorita.

Download e feed: Download MP3 / Feed

Podcast criado, narrado e editado por Giovanna Magda. Arte da Capa por Giovanna Magda.

Link para o mangá online (versão de Kisashi Eguchi): Clique aqui para ler

Clique aqui para ler a transcrição do episódio.

Olá, criaturas terrestres apodrecidas de tripas, fezes e ambições capitalistas.

Se você está procurando por uma dieta infalível para compensar as "gordurinhas" ganhas nesta quarentena, veio ao lugar certo. Anota aí: Basta uma mordida de maçã ao dia, e durante à noite observar todas as comidas que estão na geladeira, imaginando o quão gostosas elas são. Tudo que você precisa é olhar. Prontinho! Em menos de um mês, você será a mais nova personalidade digital a lançar na internet desafios quase impossíveis de emagrecimento, e desenvolver um paladar tão refinado ao ponto de compor seu cardápio diário apenas por *Carpaccio* de carne humana.

Só que sem os temperos. E o nome italiano.

Hoje vou comentar sobre *Fasting,* um mangá assustador - e ao mesmo tempo brilhante - original de Kazuo Umezu que foi refeito por Hisashi Eguchi. Tem apenas 10 páginas, mas conta uma história perturbadora com a qual qualquer pessoa que tenha se aprisionado no estereótipo social de ficar magra para se sentir bonita de forma doentia, pode se identificar... (ri com o dedo na boca, tirando carninha).

Kazuo Umezu é considerado um dos maiores nomes do horror japonês, e apesar de *Fasting* não ser a obra que o popularizou, pra mim é super GENIAL como ele é capaz de dar atenção a um aspecto tão trivial da sociedade por meio de elementos chave do gore. De fato, outros nomes famosos do meio, como Junji Ito, encontram em eventos sociais como traição, luto familiar e até a mudança para um novo lar, fonte potencializadora do verdadeiro horror: a vida real.

A capa já traz uma dica da crítica do mangaka, conectando o título fasting (do inglês, jejum) a imagem de uma boneca que carrega o estereótipo do corpo perfeito feminino. E em seguida já presenciamos uma típica cena de história pra adolescente, em que Tomoko - a personagem principal do estereótipo "garota gorda portanto considerada feia da escola" - é dispensada por Akira - um cara do estereótipo "bonitão idiota da escola".

A partir desse momento de humilhação pública, toda a história gira no processo de obsessão de Tomoko pelo emagrecimento, ou melhor, pela "busca da beleza" por meio de métodos contra indicadíssimos de restrição alimentar. Apesar da preocupação da mãe com a aparência quase zumbi da filha, Tomoko não dava ouvidos e encontrava sua motivação ao esbarrar com o chernoboy saltitando por ai com uma menina padrão.

Um belo dia, depois de se privar tanto tempo em se olhar no espelho, Tomoko se vê magra e "finalmente consegue entender os sentimentos de Akira" sobre perder peso e se "sentir mais bonita". Resolve finalmente chamá-lo pra sair, e super encantado pela moça desconhecida da escola, eles... urgh...

(sons de sangue jorrando e gemidos de horror)

Saudações da sua estação de rádio favorita, Guro Station.


Rede Iradex