Rocketman | Resenha | Iradex

Rocketman | Resenha

No início dos anos 80, Elton John abandonou um show no Madison Square Garden para procurar ajuda num centro de reabilitação. Assim começa Rocketman, o filme sobre sua história.

Não, isso não aconteceu na vida real. Elton Hercules John, nascido Reginald Kenneth Dwight, nunca abandonou um show para procurar ajuda para se livrar de seus vícios (já abandonou, mas por outros motivos) e começou seu processo de reabilitação somente nos anos 90 e não como foi retratado, mas é exatamente nisso que o filme acerta.

Rocketman conta a história do cantor a partir de suas lembranças e do modo como ele via os acontecimentos, nem sempre da maneira como aconteceram de fato, e essa liberdade poética é o acerto que faltou em Bohemian Rhapsody. Tratado como uma cinebiografia, o filme que conta a história da banda Queen foi criticado por fãs que notaram erros na ordem cronológica dos fatos e situações que não ocorreram, como Freddy Mercury contar aos amigos da banda que tinha Aids.

No filme, a sessão de terapia faz com que Elton fale da sua infância, relação com os pais e a excepcional aptidão para a música, misturando fantasia e fatos reais. E são nesses momentos que o longa se torna um musical, onde as canções são usadas para narrar os sentimentos dos personagens envolvidos, trazendo à tela um verdadeiro espetáculo.

Acompanhamos ainda alguns fatos curiosos: como ele descobriu sua homossexualidade, como conheceu Bernie Taupin, seu amigo, parceiro e autor de dezenas de suas músicas, como foi sua estreia na América e como ele deixou de ser o garoto tímido Reggie e se tornou o showman Elton John (destaque para como ele escolheu seu nome artístico).

O filme retrata a montanha-russa que era a vida de Elton, mostrando seu melhor e pior lado, suas crises com drogas e relacionamentos, tudo acompanhando de perto pelo próprio cantor, trazendo um desfecho belíssimo. O ator Taron Egerton chegou a declarar que Rocketman “mostra o lado machucado e feio de Elton John”. Vale ressaltar que o ator cantou mesmo todas as músicas, a pedido do próprio Elton John, que inicialmente queria Justin Timberlake para seu papel.

Hoje Elton e Taron são bons amigos e é um deleite ver uma das apresentações dos dois juntos.

Não sou uma crítica de cinema, mas a única coisa que realmente me incomodou no filme foi a forma rasa como retraram seu casamento com Renate Blauel, mas nada que prejudique a linda experiência que o filme me deu. Com uma direção impecável, cenas emocionantes e ótimas atuações, não dá pra deixar de ver Rocketman nos cinemas.

Para quem, como eu, fica curioso em saber o que é verdade ou não em filmes desse tipo, segue uma matéria, em inglês, que verificou alguns dos fatos: https://ultimateclassicrock.com/rocketman-fact-fiction/ (Mas cuidado, contém spoilers).