Relações a um Clique | Iradex

Relações a um Clique

Com o advento da rede mundial de computadores e sua popularização, todo mundo queria estar na internet. Em uma época que não existiam smartphones, nem Twitter, nem Facebook, surgiram os sites pessoais. Era tudo bem simples, não precisava entender de programação nem de design para ter um site, os templates vinham prontos, você só tinha que personalizar e colocar conteúdo. Mas que conteúdo?

Logo após surgiram os blogs. Templates simples, com cara de diário. O problema do conteúdo estava resolvido, era só escrever sobre seu dia, sobre aquele filme que você gostou, sobre seu trabalho... Mas tinha que escrever e isso dava tanto trabalho.

Pouco tempo depois apareceram os fotologs e a necessidade da escrita foi resolvida: bastava colocar uma imagem por dia e pronto: você estava na internet. O conteúdo era sua imagem, não poderia ser melhor, né?

Poderia ser melhor sim: sua imagem em vídeo, agora no YouTube! É só ligar a câmera, gravar e fazer o upload, mas... espera aí... Falar de que? Pra quem? Como?

Hoje não temos mais esses “problemas”. Com o Facebook, por exemplo, você não precisa nem escrever, basta compartilhar as opiniões, textos, imagens e vídeos de coisas que você gosta e concorda.

No Instagram é ainda “melhor”. Todo mundo tem seu canal pessoal, onde pode postar fotos e vídeos de si mesmo e de toda sua vida interessante. Até porque: como alguém não iria se interessar por aquele show que você foi, registrado em vídeos de 10 segundos com a imagem ruim e tremida?

O Instagram resolveu também nossos problemas de interação. Você tem acesso a vida dos seus amigos sem vê-los, sem precisar telefonar ou “mandar um zap”. Com apenas dois toques na tela você indica que gostou daquela foto da amiga que costumava estar nas fotos com você.

Não precisa mais digitar que amou, ou que achou engraçado ou que ficou triste com algo que leu nos stories, basta clicar numa reação. Aliás, não precisa mais agradecer também, com dois cliques você curte a mensagem e está respondido. É tudo mais simples. E, convenhamos, nossa vida é muito mais bonita e interessante online.

Para que eu vou encontrar pessoas, sair de casa, fazer telefonemas, mostrar quem eu sou de verdade ou me dar ao trabalho de gerar um bom conteúdo se tudo que eu preciso saber de alguém e mostrar que me importo pode ser resolvido com dois toques?

Lembra como dava trabalho manter uma amizade no The Sims? Acho que eles não tinham smartphone.