Documentários em Curta Metragem | Oscar 2019 | Iradex

Documentários em Curta Metragem | Oscar 2019

Temporada de premiações no cinema e de caça aos filmes do Oscar. É hora de "maratonar" os indicados!

Se as categorias de documentários crescem em popularidade devido a disponibilidade online, então vamos começar pelos curtas que são de rápida apreciação para fazer apostas certeiras nos bolões.

E os indicados ao prêmio de Melhor Documentário em Curta Metragem do Oscar em 2019 são:

Black Sheep

Sinopse: Um docudrama que reconstitui a mudança de uma família negra para Londres após uma tragédia e descobre que a região onde moram na cidade é dominada por racistas.

Por que foi indicado: Um relato forte em primeira pessoa de um garoto negro em busca de identidade numa sociedade desigual e preconceituosa. Lançado sob a chancela do jornal The Guardian.

Onde Assistir: YouTube

Chance de ganhar: Um dos favoritos pela temática liderada por Pantera Negra.

End Game (A Partida Final)

Sinopse: Diante do fim inevitável, pacientes terminais conhecem profissionais de saúde extraordinários determinados a mudar a nossa percepção sobre a vida e a morte.

Por que foi indicado: Retrato tocante dos últimos instantes mostrando que a morte faz parte da vida.

Onde Assistir: Netflix

Chance de ganhar: Seria surpresa, apesar do selo Original Netflix.

Lifeboat

Sinopse: A perigosa travessia do Mar Mediterrâneo, partindo da Líbia para Europa, é contada pelo trabalho da guarda costeira Alemã que resgatam voluntariamente refugiados dos botes que naufragam.

Por que foi indicado: Documenta em belíssima fotografia e tocante trilha sonora a triste realidade dos refugiados. Combina fortes depoimentos com cenas cruas sem sair da bela narrativa.

Onde Assistir: YouTube

Chance de ganhar: O curta que mais me cativou sendo minha aposta para vencer.

A Night at the Garden

Sinopse: Em pouco mais de sete minutos, o filme resgata imagens de um comício nazista que aconteceu nos Estados Unidos em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Por que foi indicado: Um Oscar sem obras relacionadas a Segunda Guerra não é uma premiação com maioria de votantes judeus. O documento histórico em película fala por si e garantiu a indicação.

Onde Assistir: YouTube

Chance de ganhar: Azarão total. Não apostaria uma cerveja alemã no curta.

Period. End Of Sentence.

Sinopse: No interior da Índia, mulheres trabalham juntas operando uma máquina instalada em sua aldeia para fabricar absorventes e combater o estigma da menstruação.

Por que foi indicado: Tema estigmatizado na machista sociedade Indiana é abordado pelo trabalho de estudantes americanas (The Pad Project) que ajudam mulheres a ganharem independência.

Onde Assistir: Netflix (em breve)

Chance de ganhar: Mais um Original Netflix que corre por fora.