Cinco Mulheres | Cinco Podcasters | Iradex

Cinco Mulheres | Cinco Podcasters

Por Aline Hack

Não é segredo que o Iradelas traz um aconchego a todos os/as ouvintes. Essas mulheres inteligentonas sempre têm algo valioso a acrescentar nesse podcast que todos/as aqui amam. Não apenas o Iradelas, mas todas as participantes que já passaram pelo Iradex demonstram que a voz feminina tem uma grande potência para falar sobre assuntos diversificados. Pelo IP, já passaram Emilia Braga, Luiza Lima, Thayna Lomba, Aline Hack, Ana Louise, Adah Conti, Alice Falcão, Rafaela Rebouças, Jeanne Gomes, Ana Negreiros, Livia Lopes, Marina Solon e muitas outras, inclusive nossa lindinha, Julinha Nunes, demonstrando que mulher pode falar do que quiser sim!

Um dos maiores poderes que a maioria de nós temos é a fala. Quando uma mulher fala, ela demonstra sua força para levantar ou derrubar, agradar ou desagradar, emocionar ou irritar, trazer para perto ou afastar. Ela exprime seu pensamento.

Quando indicamos podcasts produzidos por mulheres, fazemos um exercício de audição e percepção. Podcasts feitos por mulheres podem falar sobre mulheres, sobre feminismo e sobre espaço de fala. Mas há também aqueles que demonstram que essas mulheres tem um poder precioso, que é demonstrar para outras pessoas aquilo que as incomoda.

Abaixo, indico para vocês 5 mulheres podcasters que levantam sua voz para dizer ao mundo o que lhes incomoda, o que vale lutar e que são fonte de inspiração tantas outras.

Pensando o Amanhã

A primeira mulher que gostaria de indicar não engana pela sua baixa estatura. De um coração enorme e uma audácia sem tamanho, Ana Rosa nasceu e viveu toda a infância e adolescência no nordeste e norte do Brasil. É Engenheira de Materiais e hoje mora na Alemanha onde faz Doutorado em Reciclagem. Foi beneficiada pelo Ciência sem Fronteiras, programa do qual lhe abriu muito os olhares ao redor do mundo e lhe fez conhecer muita gente interessada na promoção de um mundo melhor. Diante disso, lançou ao mundo o Apenã, que significa "amanhã" no idioma do povo Gavião-Parkateje. Esse projeto propõe, de uma forma sensível, pensarmos o amanhã que queremos construir. Sob o formato de entrevista, os episódios debatem mudanças que queremos construir e já podem ser feitas a partir de hoje.

Nós sempre estivemos aqui

A segunda mulher podcaster digna de todos os elogios é Ira Croft, host e produtora do Mundo Freak e Programa Ponto G. Este último é um podcast que tem como principal objetivo trazer, de forma educativa, a biografia de mulheres incríveis que marcaram a história e fizeram, ou ainda fazem, de suas vidas e seus feitos, um legado para posteridades. Como publicitária, gerente de mídias sociais e constante na podosfera desde quando tudo era mato, é a grande idealizadora da hashtag #mulherespodcasters, uma ação desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiu mulheres na comunidade de podcasts Brasil.

Nós queremos ser vistas de forma diferente.

Grecia Baffa, jornalista, comunicadora, semióloga e produtora de conteúdo já estava de saco cheio e incomodada como as mulheres eram tratadas no audiovisual. Cheia de voz, opinião e uma personalidade forte, é integrante dAs Mathildas, um podcast voltado para o entretenimento que tem como diferencial o pensamento feminino como pilar central das discussões. Sob o formato de bate-papo, as apresentadoras conversam sobre como a mídia não é representativa quando fala sobre mulheres. A princípio, parece que a ideia era falar sobre audiovisual, mas mídia é algo tão amplo, que já teve episódio falando sobre pornô, funk, representatividade negra, LGBTQ+, gordofobia, entre outros assuntos.

Mulheres são de tudo um pouco

Heloisa Righetto é o tipo de mulher que todas nós queremos ser um pouco. Fala bem, escreve sobre mulheres, direitos e, quem diria, sobre Londres. É bem relacionada, faz trekking, maratona, viagem, tem bom gosto pra design, estuda feminismo na Universidade, vai em manifestação na rua, planeja intercâmbio feminista, mobiliza a internet, grava seus incômodos no instastories, faz hangouts e transforma essas excelentes discussões em podcast.
Ufa! Haja fôlego, não? Quem não quer uma bateria autorrecarregável dessas? Heloisa é uma das cabeças pensantes do Conexão Feminista, que junto com Renata, travam discussões preciosíssimas envolvendo feminismo, entre elas ou com convidadas muito bacanas que pelo poder da internet elas conseguem contato. Gosto de dizer que a Helô é aquela amiga feminista que sempre vai ter uma carta empoderadora na manga quando você estiver mal. Não acredita? Vai lá ouvir o Conexão Feminista e tire suas próprias conclusões!

Mas, e aí, vamos trazer visibilidade?

Dentre as mulheres podcasters, uma que está mobilizando a internet toda no mês de março é Domenica Mendes. Leitora voraz, gosta de falar sobre autores, livros e historias, razão pela qual é uma das idealizadoras da campanha LeiaNovosBr que, em 2017, trouxe visibilidade para escritores e escritoras brasileiros/as e pouco conhecidos do mainstream.
No ano passado também criou, juntamente com o Basso, a campanha O Podcast é Delas, que teve a adesão de 50 programas de podcasts e este ano triplicou! A campanha, que tem como principal objetivo abrir espaço de fala para mulheres dentro dos podcasts, principalmente para aqueles que não possuem mulheres na sua composição, trazendo um incentivo para que as mulheres conheçam e participem mais da mídia. Com duas campanhas dessa, não tem como evitar tantos elogios para essa podcaster que é uma grande fonte de inspiração.


Cinco Mulheres é uma série de posts que divulga o trabalho de mulheres em diversas áreas. Se você gosta do trabalho feito por uma mulher, coloque aí nos comentários!