Do Struggle ao Mumble | Atlanta: uma homenagem a cultura | Iradex

Do Struggle ao Mumble | Atlanta: uma homenagem a cultura

É comum em conversas de amantes do Hip Hop referir-se ao movimento apenas como “cultura”, e atualmente a maior homenagem a cultura é a série Atlanta, que é produzida e transmitida pela FX. Atlanta é um sonho antigo do premiado ator e músico Donald Glover e do seu irmão Stephen Glover.

Atlanta fala sobre as dificuldades de quebrar o ciclo vicioso de ser pobre nos Estados Unidos, o struggle (que dá nome a nossa coluna). o show conta a história do rapper Paper Boy e do seu primo, interpretado por Donald Glover, empresário do rapper. Seria muito simples Donald interpretar o rapper na história tendo em vista sua carreira como Childish Gambino, mas em uma entrevista recente com o Stephen Colbert, ele afirmou que seria muito fraco ele ser o personagem principal. Atlanta não é sobre Glover e sim sobre como o jovem negro, mesmo que inteligente, sente dificuldades para lidar com a vida adulta.

A trilha sonora é montada de forma que a letra da música que está tocando seja relacionada ao episódio. O personagem de Glover sempre está com um par de headphones escutando algo e quase todas as músicas tocadas são de artistas da cidade de Atlanta. Uma aparição inesperada na trilha sonora foi a de Keith Ape, um rapper Coreano, mas a inclusão da música foi feita em um momento chave e o idioma e o tema da canção se conectaram perfeitamente com o momento em que ela é utilizada.

O amor pela cidade é tanto que o grupo Migos foi convidado para participar de um episódio na primeira temporada e, durante o seu discurso após ganhar o Globo de ouro com a série, Donald fez um shoutout para o grupo falando que a música Bad and Boujee do grupo era perfeita para uma atividade amorosa.

Antes do discurso Bad an Boujee já estava no top 3 das paradas americanas, mas após o evento a música dominou o top 1 por algumas semanas.

Esse texto tem como principal objetivo avisá-los que, no início de março, Atlanta voltou com a sua segunda temporada, que será transmitida pela FX.

Para não perder o costume, aqui fica uma playlist com o que rolou na primeira temporada:


Clique aqui para ouvir no Spotify

Escutem também o excelente podcast feito na casa sobre o Donald Glover.


Do struggle de ter sua música reconhecida como arte e como algo rentável, ao ponto de fazer sucesso apenas com Mumble, essa coluna te ajuda a entender como o RAP virou a música mais escutada do mundo.