O caos é uma escada em Winterfell. O que Mindinho quer com os Starks? | Iradex

O caos é uma escada em Winterfell. O que Mindinho quer com os Starks?

Por: Ana Louise

Cuidado: Spoilers até o S07E05 de Game of Thrones

Desde o início de Game of Thrones, um dos personagens mais intrigantes tem sido o Lorde Baelish, ou Mindinho. Com suas frases espertas e sua grande capacidade de manipulação, ele foi responsável praticamente por todas grandes tragédias de Westeros.

Ele enganou Ned Stark, o que causou sua prisão e eventual morte; ajudou Lysa Arryn a matar Jon Arryn, a qual também causou a briga entre Starks e Lannisters ao enviar para Catelyn uma carta culpando os Lannisters pela morte de seu marido; matou a própria Lysa Arryn depois de se casar com ela, tornando-se o Senhor de Ninho da Águia; e ajudou Olenna a envenenar Joffrey. Agora, ele se mantém ao lado de Sansa, movendo as peças em seu tabuleiro de xadrez, tentando achar a melhor forma de causar seu tão precioso caos.

Em entrevista ao New York Times, Aiden Gillen, o ator que dá vida à Mindinho, comentou sobre algumas das principais questões que rodeiam o personagem, principalmente nesta última temporada.

Em “Eastwatch”, o quinto episódio da sétima temporada de Game of Thrones, vimos que Mindinho nunca descansa quando assunto é manipulação. Ao chamar a atenção de Arya para uma possível conspiração, o Lorde Baelish conseguiu fazer com que a habilidosa “ninguém” caísse na armadilha e descobrisse algo que faria sua desconfiança e raiva por Sansa aumentar.

Mas de onde vem essa obsessão com a família Stark? A história de Mindinho está atrelada à de Catelyn Stark, antes Catelyn Tully, com a qual ele cresceu e a quem ele amou. Porém, Mindinho não era alguém importante, e sua amada já estava prometida à Brandon Stark (irmão de Ned), o qual humilhou Mindinho em um duelo. Ao comentar sobre a questão, Gillen ressaltou a importância deste fato na trajetória do personagem.

Sempre tem algo a mais quando envolve os Starks, dado sua história com Catelyn e sua rejeição, e isso que o está motivando. Mas eu não diria que prejudicar a família Stark seja seu objetivo. Ele é oportunista. [...] Ele fez seu papel na vitória dos Starks, com os Cavaleiros do Vale, mas ele também vai tentar explorar isso. E é isso que ele faz, tenta criar obstáculos entre todos eles.

Gillen também foi questionado sobre sua fixação em Sansa, e o que isso significaria. Na última temporada, Mindinho confessou à Sansa que seu objetivo maior era sentar no Trono de Ferro, com ela ao seu lado, e quando questionado sobre essa afirmação o ator respondeu:

Eu não acho que isso deve ser levado ao pé da letra. A frase foi dita para ser interpretada literalmente por Sansa. Mas com esse personagem, ele dirá algo, mas que significará outra coisa diferente. Não foi exatamente o que ele quis dizer.

O ator afirmou que Mindinho, na verdade, está servindo como mentor de Sansa nos caminhos da manipulação, querendo que ela jogue o jogo também. Mas no final das contas, o que Mindinho realmente quer? Gillen, assim como seu personagem, não quis deixar isso claro, e apenas disse:

Eu acho que não sabemos o que ele quer, e é assim que deve ser. Eu não acho que eu deva falar nada sobre isso.

Sansa aprende a jogar

Mesmo que os atores nesta reta final realmente não saibam como será o fechamento de seus personagens, Aiden Gillen conseguiu esconder bem os objetivos de Lorde Baelish, e deu respostas sem entregar muita coisa. Mas tudo é motivo para os fãs de Game of Thrones especularem.

Ao conversar com Bran nesta temporada, Mindinho afirmou que teria parado a faca que matou Catelyn com o próprio coração. Mas o quanto ele realmente se preocupava com Catelyn? Afinal, ele não só deixou que Ned morresse como teve grande participação nisso. É um desejo egoísta, que parece ter sido transferido para Sansa. Mindinho está tentando isolá-la da família para que ela fique frágil, e ele possa fazer dela o que quiser, a fim de alcançar seus próprios objetivos. “Quero sentar no trono de ferro, com você ao meu lado”. Ele usa o antigo sonho de Sansa de ser uma rainha para tentar seduzi-la, mas o que vem primeiro nessa afirmação? Mindinho quer tudo, quer o Trono de Ferro, e Sansa seria apenas um dos degraus para alcançar isso.

Mas e Arya, onde se encaixa nessa história? Aparentemente, ela se deixou levar pela manipulação de Mindinho, mas será que ele irá se safar disso? Ainda durante a entrevista, Gillen foi informado de que havia uma especulação na internet de que Arya o mataria e ainda usaria seu rosto. Sobre isso o ator afirmou, “Talvez eu use o rosto dela” Tão Mindinho quanto poderia ser...