5 vídeos do John Oliver pra se recuperar depois de ‘A 13ª Emenda’, novo filme da Netflix | Iradex

5 vídeos do John Oliver pra se recuperar depois de ‘A 13ª Emenda’, novo filme da Netflix

Quem acompanha os comentários semanais do John Oliver no Last Week Tonight da HBO sabe que aquele sotaque Britânico consegue transformar qualquer desgraçada em algo digno de risadas.

Você pode ainda não ter ligado o nome à pessoa, mas com certeza já riu com um dos segmentos do seu programa sobre momentos complicados, seja no ponto alto das paneladas pedindo o Impeachment da Dilma ou durante as Olimpíadas após as chocantes revelações dos poemas escritos por Michel Temer.

Depois de eu ter ficado muito mal assistindo o documentário A 13ª Emenda (indicado no Iradex Podcast 101) sobre racismo e desigualdade no sistema prisional americano, valeu a pena mais uma vez se refugiar nas piadas de John.

É quase inacreditável como os roteiristas do talk-show da HBO conseguem transformar em comédia os mesmos temas abordados de forma devastadora pela diretora Ava DuVernay no documentário.

Se você já assistiu, ou ainda pretende assistir, A 13ª Emenda e precisa se recuperar do choque assim como eu (ou se você simplesmente aprecia uma boa sátira política), esses segmentos do John Oliver são obrigatórios:

#1 - Para começar, as prisões americanas nem tentam disfarçar que foram feitas para atender interesses privados às custas dos pobres… o que é surpreendentemente engraçado:

#2 - Você tem o direito de permanecer calado, de fazer uma ligação e de ter um defensor público sobrecarregado que vai te obrigar a se declarar culpado, mesmo que você seja inocente:

#3 - Fianças com valores abusivos também são um ótimo incentivo para pessoas mais vulneráveis aceitarem esse tipo de acordo:

#4 - Quem tenta provar a própria inocência? Pode se arriscar indo a júri e acabar sendo condenado a passar o resto da vida na cadeia por causa das sentenças mínimas:

#5 - No final, você percebe que é um sistema que não foi feito para recuperar ninguém. E o sistema, meus amigos… o sistema é foda:

Ps: Eu sei que os vídeos disponibilizados no Youtube estão todos em inglês, mas se você preferir pode pedir a senha da HBO GO do seu vizinho emprestada e assistir todos esses episódios legendados em português.

Texto especialmente escrito por Gabriel Pinheiro.