"Klaus", mas não o filme, o quadrinho do Grant Morrison mesmo | 31 Dias de Natal | Iradex % Iradex

"Klaus", mas não o filme, o quadrinho do Grant Morrison mesmo | 31 Dias de Natal

Dia 12:  Klaus (Boom Studios - Grant Morrison & Dan Mora, 2019)

Texto e narração: Mackenzie Melo (Twitter)

Edição: 20 a 20

DistribuiçãoR.I.P.A. / Iradex

Assine: feed | spotify | deezer | apple


Transcrição:

Hoje, como Pines, também conhecido como @gabrienpin ou então como Gabriel, nosso querido Pinheiro do Espírito Santo, vou falar rapidinho sobre Klaus.
Quer dizer, nem sei se ele realmente vai falar sobre esse clássico filme que, inclusive concorreu ao Oscar e infelizmente não ganhou. Quer dizer, nem sei se foi infelizmente pois os concorrentes eram ótimos (Como Treinar seu Dragão 3 e Toy Story 4 estavam no páreo). Espero que sim. Até porque eu vou falar de Klaus, mas não do filme, do quadrinho. E não, não é a mesma história. Apenas compartilha o mesmo nome.

Nomes. Quantos nomes iguais se pode usar para falar de coisas diferentes? Vamos imaginar a palavra manga, por exemplo. Quantos tipos de mangas vocês conhecem? Não, não precisa responder agora. Se for pensar nas mangas, não vai prestar atenção aqui no que eu estou falando.

Tá bom, então pense. Vou deixar uns 5 segundos de silêncio pra você fazer isso. Aumenta aí a música Kaio pra dar tempo de se pensar nas mangas.

De volta? Ainda não? Bom, agora não dá mais pra esperar. Sigamos.

Klaus, de Grant Morrison (autor de Patrulha do Destino e Superman All-Star, dentre muitos outros quadrinhos renomados) e Dan Mora, conta a história de... Klaus, é claro. A história dele começa assim:

- Era uma vez. E um lugar. Onde havia um homem.

Não, não é comédia.

- Hoje em dia, todos conhecem o nome dele, mas poucos poderiam te contar quem ele é realmente ou qual foi sua origem. Essa é a maior entre todas as histórias jamais contadas. Klaus - Como Papai Noel Começou.

Com lindos desenhos, cheia de ação e aventura, os quadrinhos parecem ter feito tanto sucesso que, a minissérie lançada em 2015 inicialmente teria seis edições, mas foi finalizada com 7 números.

Além disso, depois de finalizada, mais 4 outras histórias com Klaus foram escritas, uma por ano, até o ano passado.

A lenda de Klaus nos mostra parte do passado sofrido dele e sua relação não apenas com pessoas que moram na cidade medieval em que ele adentra nas primeiras páginas do livro, mas também com animais, especialmente um lobo branco que o acompanha e algumas criaturas mágicas (?) da floresta. A cidade – que ele conhece – mudou imensamente desde a última vez que esteve nela e isso o deixa não apenas intrigado, mas muito ferido por querer descobrir o que aconteceu, já que a alegria parece ter desaparecido completamente de dentro de seus muros. Sim, é uma cidade medieval, como falei antes, contida inteiramente dentro de muros.

É uma história que vale a pena acompanhar, pela magia, pelo roteiro, mas sendo bem sincero, muito pelo desenho lindo de Dan Mora que eu não conhecia antes desse trabalho. O desenho dele ilumina a história de Morrison, elevando a força dos personagens em suas expressões, seja de dor, de alegria ou de extremo júbilo.

Neste período Natalino que gira em torno – pelo menos aqui onde moro – da noite mais longa do ano, onde temos menos Sol durante o dia, é sempre bom contar com pessoas, histórias ou qualquer outra coisa que nos tragam esperança e luz. E isso não é nem seria diferente mesmo se eu morasse em um lugar onde esta é a época, não da noite, mas do dia mais longo do ano.
Esperança e luz são partes indispensáveis de qualquer boa história que envolva Natal, não é, Pinheiro do Espírito Santo?

Site oficial do quadrinho:

KLAUS