Quadrinizando Carolina | HQ Sem Roteiro Podcast

"Sou preta, favelada, mãe solteira, catadora de lixo, mas sei ler, escrever e sou escritora".

Assim falou Carolina de Jesus. Nascida em 14 de março de 1914, ela conquistou o mundo da literatura com seu livro Quarto de Despejo, na qual narra sua vida na Favela do Canindé, em São Paulo, onde viveu parte de sua vida. Bem, conquistou em parte: ainda hoje sua obra é posta à prova, como no caso da polêmica em torno da homenagem feita a ela pela Academia Carioca de Letras, em que um dos integrantes da instituição afirmou que seus livros não são literatura.

No HQ Sem Roteiro Podcast falamos com o casal Sirlene Barbosa e João Pinheiro, autores de Carolina, quadrinho lançado em 2016 pela Editora Veneta A HQ concorreu ao prêmio Jabuti, na categoria Histórias em Quadrinhos. Nas páginas em P&B, viajamos para uma São Paulo pobre, para as favelas e para a vida de Carolina, catadora, mãe de três filhos e autora de um livro publicado em 14 línguas e que vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Mais do que uma escritora, também uma "socióloga prática", como aponta Sirlene. Uma mulher para se conhecer em quadrinhos e em letras.

Baixe o MP3

Links interessantes:

Músicas nesse programa:


Contribua com o Padrim do HQ Sem Roteiro

 Rede Iradex

Contatos

Playlists do HQ Sem Roteiro no Spotify: 2016 | 2017

Contribua também com o Padrim do Iradex.

 

  • Eu só tenho uma coisa a dizer:

    QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO!

    Já compartilhado

  • Guilherme Jales

    Provavelmente meu HQSR favorito até aqui. Que incrível.

    Em algum momento na minha infância ou adolescência entrei em contato com a história da Carolina Maria de Jesus, em alguma citação perdida em algum livro de escola. Mas só lembrei da existência dela e de tudo que a cerca com a citação sobre Carolina em As Veias Abertas da América Latina, do Eduardo Galeano. Com certeza vou correr atrás dessa graphic novel.

    Parabéns à Sirlene e ao João pelo trabalho, e obrigado Pedro, por trazer essa entrevista pra cá!