Peaky Blinders finalmente chega à Netflix Brasil! Que série é essa? | Iradex

Peaky Blinders finalmente chega à Netflix Brasil! Que série é essa?

Neste início de outubro aconteceu algo bastante esperado pelos fãs brasileiros de uma série da BBC que poucos conhecem e sobre a qual pouco se fala na Internet. Peaky Blinders teve suas duas primeiras temporadas lançadas na Netflix Brasil, e aqueles que estavam esperando por isso para poder gritar para o mundo sobre o quanto essa série é boa finalmente terão essa oportunidade.

A fã que escreve este texto, sentindo que este momento iria chegar (ou só torcendo mesmo), já indicou esta série maravilhosa no Iradex 134, do qual tive a honra de participar. Mas para dar um gostinho do que é Peaky Blinders, tanto para instigá-lo a ouvir o podcast quanto para assistir a série, apontarei alguns motivos pelos quais você deve assistir a esta produção da BBC.

Peaky Blinders gira em torno da gangue cujo nome dá o título à série, a qual é liderada pela família Shelby. A organização criminosa atua com apostas ilegais de corridas de cavalos, mas Thomas Shelby, o líder da família e da gangue, encontra uma oportunidade para expandir os negócios, e decide arriscar o anonimato de sua organização para alcançar algo bem maior.

Thomas Shelby, o protagonista, e de certa forma uma espécie de anti-herói, é interpretado por Cillian Murphy, um ator que é conhecido por ser o Espantalho na trilogia do Batman de Christopher Nolan, mas que também esteve recentemente em “Dunkirk” e fez filmes como “Sunshine - Alerta Solar” e “Extermínio”, ambos do diretor Danny Boyle. Murphy entrega um personagem quebrado, com trauma pós Primeira Guerra Mundial, que o fez mudar completamente e se tornar uma pessoa que nem sua própria família reconhece. Seu objetivo é aumentar a prosperidade da gangue, mas suas decisões muitas vezes prejudicam aqueles que ele ama.

Cillian Murphy é o grande astro da série, mas há outros atores dignos de menção. Helen McCrory, que fez a mãe de Draco Malfoy na franquia “Harry Potter” e participou da segunda temporada de “Penny Dreadful”, interpreta a Tia Polly, uma forte figura feminina e a única pessoa que Thomas ainda escuta. McCrory entrega uma mulher decidida, mas que esconde suas fragilidades por achar que isso a diminui. E o nosso querido Tom Durinho interpreta magnificamente um personagem recorrente na série, que você terá que assistir para descobrir quem é (sim, vou deixar o mistério no ar).

Peaky Blinders conta com uma fotografia sensacional, e uma trilha sonora melhor ainda. A série usa músicas de artistas como Nick Cave (que faz a abertura), White Stripes, Arctic Monkeys, Radiohead e muitos outros artistas contemporâneos, mesmo se passando em 1919.

Talvez tenha falado demais, mas acho que essa série merece todo o elogio que ela possa ter, e com a Netflix Brasil trazendo ela para o fãs brasileiros, eu farei o possível para que todos conheçam a excelência de Peaky Blinders.