Nossa coluna quinzenal que privilegia os preteridos da cultura pop, agora volta com o hilário e inusitado longa-metragem WHAT WE DO IN THE SHADOWS, que você provavelmente nunca ouviu falar.
O enredo dirigido e escrito pela dupla Jemaine Clement e Taika Waititi na forma de mockumentary, documentário falso, acompanha o cotidiano de quatro vampiros singulares que dividem uma casa na Nova Zelândia à espera da confraternização de criaturas das trevas denominada Baile de Máscaras Profano.
O texto da afiada da dupla neozelandesa nos apresenta de maneira perspicaz às peculiaridade de cada um desses protagonistas, seus costumes escabrosos, o anacronismo, seus modos de lidar com as vítimas e abraçar a imortalidade. Os estereótipos vampirescos estão lá: o pedante, o sedutor, o antiquado e o monstruoso. Também fica evidente a clássica rivalidade com os lobisomens que habitam a vizinhança, em uma sequência tão cômica que poderia ser abençoada ou "amaldiçoada" por Roman Polanski, realizador do agradável A Dança dos Vampiros.
WWDITS é um filme que deslumbra por sua originalidade, humor nonsense, diálogos inspirados e diverte de maneira corajosa como não se faz há décadas!
PS: Vale dizer que Taika Waititi já é cotado como um diretor em ascensão. Responsável pelo festejado Hunt for Wilderpeople e escalado como diretor de Thor: Ragnarok.
Nota: