Um gênero que tem avançado bem aqui no Brasil ultimamente são os livros para gamers. Sim, os nobres jogadores que brigam para definir qual o melhor console de todos os tempos, poderão dar uma pausa na disputa e focar a mente na literatura também.
Confesso não ter lido metade dos títulos baseados em jogos lançados nos últimos três anos. Entretanto, passando o olho em minha estante, percebi ter lido mais do que esperava, uns sete no total. O que é muito, vide ser um nicho bem específico. Listarei aqui aqueles que julgo os três melhores. Vamos lá…
#03 - Battlefield 3: O Russo
Battlefield 3 é um dos melhores jogos de guerra e tiro em primeira pessoa que tive o prazer de jogar no X360. Foram horas dedicadas à campanha e mais várias horas dedicadas ao modo online. Dessa leva de livros para gamers, Battlefield: O Russo foi o primeiro lido. Talvez por isso tenha um carinho especial
Sinopse
A trama segue os caminhos de Dima Mayakovsky e do sargento americano Blackburn quando se cruzam na missão de salvar Nova York e Paris da perigosa ameaça de explosões nucleares. O romance recria a aventura e ação do game, ao mesmo tempo que mergulha na mente de personagens já conhecidos por aquele que jogaram. Ótimo trabalho de
#02 - Diablo III: A Ordem
Recebi no Iradex Office o livro Diablo III: A Ordem e assustei com tamanha beleza da edição. Pensei até que não leria, pois não havia jogado o Diablo III ainda, entretanto, a beleza me cativou. Comecei a ler e quando vi já tinha mais de setenta porcento lido. É um livro fabuloso, bem trabalho e demonstra o carinho que as editoras vem tendo com esse tipo de publicação. Além de livro, você que joga mas não quer ler, pode ter uma ótima peça de colecionador na estante.
Sinopse
Deckard Cain é o último dos Horadrim. Último sobrevivente da misteriosa e lendária ordem. Invocado pelo arcanjo Tyrael, a ele é confiada a sagrada missão de caçar e aniquilar os três Males Supremos — Diablo, o Senhor do Medo; Mefisto, o Senhor do Ódio; e Baal, o Senhor da Destruição. Mas isso aconteceu muitos anos antes. Com o passar das décadas, o poder dos Horadrim diminuiu e eles caíram na obscuridade. Toda sua história, artefatos, táticas e sabedoria estão nas mãos de um único homem.
#01 - Assassins Creed: Renegado
Se tem um cara que entendeu bem a série Assassins Creed, esse chama-se Oliver Bowden. Foi encomendado ao autor, escrever romances que se passem no universo criado pela Ubisoft. E que coisa boa! Já são seis livros na série, alguns tropeços, mas no geral, é o que de melhor há nas adaptações de jogos para a literatura. O livro que mais recomendo da série, principalmente por gostar do tema de Guerra da Secessão, é o Renegado, o quinto lançado.
Sinopse
O game é centrado em uma eterna batalha travada entre assassinos e templários ao longo da história da humanidade. A maior parte da série é contada a partir da visão de Desmond Miles, que através de memórias de seus ancestrais, revive épocas como Terceira Cruzada da Terra Santa, o Renascimento e a Revolução Americana, na esperança de encontrar alguma forma de deter os Templários que querem instaurar uma Nova Ordem Mundial.