Michelle Obama: Minha História | Resenha | Iradex

Michelle Obama: Minha História | Resenha

por Livia Garcia

Sempre tive a impressão de que assim como seu esposo, Michelle Obama, era uma pessoa do bem. Não sabia quase nada de sua vida pessoal, mas tão somente de que junto com Barack Obama, formavam o primeiro casal negro comandando o país mais poderoso do mundo.

Então foi um excelente presente de aniversário receber o exemplar de sua biografia. Pois escrito com muita sinceridade e leveza, o livro aborda desde sua infância até a agora condição de ex primeira dama.

Lendo as primeiras páginas, eu já tinha a confirmação de que realmente ela é uma pessoa especial.

Michelle é oriunda de um lar muito humilde dos subúrbios de Chicago, filha de pais que desde cedo sempre deixaram muito claro qual seria a maior herança deles para os filhos: a educação.

Assim, tanto ela quanto o irmão foram orientados no sentido de estudar o máximo que pudessem, pois esse era o caminho para superar as adversidades que os cercavam.

Ela cumpriu essa missão com grande afinco e perfeccionismo, deixando muitas vezes de aproveitar mais a própria infância e juventude em prol de uma excelência acadêmica e profissional.

Michelle Obama: Minha História | Universidade

Para minha grande surpresa, foram várias as vezes em que me identifiquei com algumas das passagens de sua vida. Isso porque você precisa ler o livro desmitificando essa Michelle Obama glamorosa que é associada à sua imagem. Como ela mesma define mais ao final do livro, é uma pessoa comum que teve uma jornada extraordinária. E quantos de nós não podemos nos definir assim também?

Em momentos que era fácil permanecer na condição em que estava, já com uma estabilidade financeira e profissional, ela sentia que isso não era o suficiente. Talvez houvessem outros caminhos a seguir, e ela corajosamente foi descobrir qual seria esse novo trajeto. Quem de nós nunca teve uma crise existencial?

Você se surpreende ao saber que ela não era uma grande fã de política, e por consequência, não estava totalmente satisfeita com os voos cada vez mais altos de Obama em sua carreira. Até mesmo duvidando que ele poderia ganhar a eleição para o cargo mais importante da Terra. Mesmo assim, ela sempre esteve ao lado dele, procurando priorizar a linda história de amor e companheirismo que construíram.

Você se encanta pela forma como criou as filhas. Imagina que suas pequenas vão morar num dos locais mais famosos, grandes e repletos de riqueza do mundo. Porém você faz questão de passar para elas a necessidade de manter a simplicidade e tratar todos com gentileza, sempre com os pés no chão. Será que teríamos a capacidade de manter o discernimento num mundo tão cheio de luxos e facilidades?

No livro ela relata os principais momentos de sua vida, e alguns dos acontecimentos mais inesquecíveis e difíceis que passou durante os 8 anos de mandato presidencial de Obama. Assim, conseguimos enxergar com clareza que ela sempre foi muito mais do que a figura cativante de primeira dama. Ela se importava com os outros e demonstrava. Pois os projetos sociais que desenvolveu revelavam muito da sua personalidade, preocupações e força, sendo efetivamente um exemplo de ser humano a ser admirado.

Michelle Obama: Minha História | Michelle, Barack, Sasha e Malia | Familia Obama nos Jardins da Casa Branca

Para encerrar, destaco o ponto forte do livro e da mensagem que imagino ela tenha objetivado passar: acredite em si mesmo(a), sempre, e se cerque de pessoas que te incentivem. Nesse sentido, transcrevo:

Ao longo da vida tive a sorte de conhecer várias pessoas extraordinárias e talentosas – líderes mundiais, inventores, músicos, astronautas, atletas, professores, empreendedores, artistas e escritores, médicos e pesquisadores pioneiros. Alguns (mas não o suficiente) são mulheres. Alguns (mas não o suficiente) são negros. Alguns  nasceram pobres ou tiveram histórias de vida que, para muitos de nós, pareciam injustamente repletas de adversidade, e ainda assim essas pessoas agem como se tivessem todas as vantagens do mundo. Aprendi o seguinte: todos tiveram quem duvidasse deles. Alguns continuam com uma coleção de críticos que dizem "Eu bem que avisei" a cada passo em falso. O barulho não some, porém os mais bem sucedidos que conheço descobriram uma forma de conviver com ele, de se apoiar nas pessoas que acreditam nelas e de seguir em frente com seus objetivos.


Michelle Obama: Minha História

Companhia das Letras; Selo Objetiva; 464 páginas; 2018.

Cinco coisas sobre Michelle ObamaLeia um trecho | Compre o livro