A Balada de Buster Scruggs | Resenha | Iradex

A Balada de Buster Scruggs | Resenha

Com a pistola carregada, você tem seis chances de acertar o alvo. Se depender da pontaria dos irmãos Coen, basta uma. Você precisa de uma contagem?

A Balada de Buster Scruggs, lançado diretamente na Netflix, reúne seis histórias de faroeste recheadas de foras da lei, nativos e colonizadores nas fronteiras americanas, retratando, sob várias perspectivas, a vida e a morte dos personagens mais diversos. O longa poderia facilmente ser dividido em episódios de uma minissérie, já que as histórias são contadas capítulo a capítulo e, fora a temática, não tem nenhuma relação entre si.

Nos papéis principais, Tim Blake Nelson, Liam Neeson, James Franco, Zoe Kazan, Tyne Daly e Tom Waits esbanjam talento e, apoiados pela linda fotografia e a imersiva trilha sonora, nos fazem cavalgar no pôr do sol do velho oeste.

O primeiro conto, A Balada de Buster Scruggs, nos recebe com um clima leve (apesar de absurdamente violento), belas canções e um divertido personagem montado em seu cavalo. Além de um exímio cantor, o carismático Buster Scruggs é rápido no gatilho e resolve seus problemas com muita desenvoltura. Mas até quando ele será o melhor no que faz?

Perto de Algodones prossegue com o bom humor do conto anterior, mas a tensão começa a dar as caras. O roubo de um banco parecia uma solução fácil para melhorar a vida de um fora da lei. Infelizmente (para ele) as coisas não saem como planejado.

Os momentos de descontração desaparecem completamente em Vale Refeição. Vagando de cidade em cidade com sua carroça em busca de alguns trocados, um empresário apresenta o show de seu artista. A ação é substituída pela melancolia e nosso coração é esmagado com um desfecho perturbador.

A paz retorna em Cânion do Ouro, entoada pelas canções de um garimpeiro em busca do seu sonho dourado. Aqui a fotografia brilha e o (quase) solitário personagem consegue, em poucos minutos, se conectar com o expectador, nos fazendo vibrar a golpe de sua picareta.

A caravana segue em A Garota Nervosa, onde uma bela donzela busca um rumo para sua vida após perder seu irmão em meio a uma jornada incerta. A inocência e a inexperiência cobram o preço em cada ação. Essa é, tranquilamente, minha história favorita da antologia.

Restando apenas Os Restos Mortais, embarcamos em uma carruagem com um grupo peculiar em uma viagem cheia de insultos, divergências e diálogos muito bem construídos. O sol se põe e leva consigo os últimos raios de esperança, encerrando o compilado de histórias com um ar soturno e sórdido.

Seis acordes dissonantes que encontram harmonia em uma balada. Seis balas que, mesmo não acertando precisamente o alvo, ferem, matam e aliviam os sentimentos.