Mixtape #5: Power Pop | Iradex

Mixtape #5: Power Pop

O Power pop tem origem nos anos 60 como um subgênero do Rock e Pop britânico/americano. Geralmente as tracks de power pop (pop rock ou jangle pop) tem algumas estruturas em comum, envolve melodias definidas, harmonia vocal repetitiva (já que deriva do rock dos anos 60 – "lalalas" são marca registrada), riffs bem minimalistas – com evidencia na guitarra solo e ausência quase que total de longos e exaustivos solos instrumentais. No começo do indie dos anos 90, o power pop é bem direto com o Fountays of Wayne e The Shins, mas isso tornaria a visão do gênero simplório, já que basicamente qualquer banda que siga aquelas diretrizes acima pode ser considerada power pop, como Saint Motel (que será descrita abaixo), Weezer (que é considerada uma das bandas indies mais famosas dos anos 90), Hellooodbye (power pop eletrônico), Ok Go (indie eletrônico, porém também se enquadra nesse gênero musical) entre várias outras. Power Pop é basicamente musica fácil de escutar, chiclete, com uma pegada “up beat” - coisa que atrai muito em festas indies.

Saint Motel

Uma das minhas bandas favoritas de power pop é a californiana Saint Motel. Quase sempre incluo alguma track deles em meus sets nos últimos anos. Marcante em sua estrutura de carreira como banda são as ligações que fizeram com o cinema. Isso é visível quando se assiste os vídeos de suas músicas. O primeiro álbum lançado da banda é o Voyeur (2012), considerado um dance pop – ao escutarem fica visível essa classificação. Logo após lançaram My Type que é uma clássica track power pop. É interessante notar que eles usam a mesma nota musical para as suas duas músicas de maior sucesso - My Type e Move. Move foi também usada para soundtrack do Fifa 17. Uma das músicas da banda também foi utilizada em Boardwalk Empire. O que é mais interessantes em suas canções é a harmonia – uma pegadinha repetitiva e rítmica que torna o indie dançante e animado, fácil e divertido de se escutar. Ao meu ver, é uma banda que basicamente podemos colocar no Spotify e não pular uma música sequer. Suas letras tem bastante dubiedade e foi basicamente o que o artista que compôs quis (A Jackson, vocalista).:

"Many of the songs have various levels of subtext that I hope the listener will decipher with repeated listens."

“Várias músicas possuem vários níveis de subtexto e espero que os ouvintes decifrem quando escutarem repetidamente”

Cold Cold Man (minha track favorita da banda que sempre que tenho oportunidade incluo nos meus sets)

Move

Apple in The Stereo

Apple in the Stereo, a banda que compôs a música de abertura das Meninas Superpoderosas, classificada também como indie rock, adora fazer referencias a viagens em espaço-tempo em suas músicas e vídeo clipes. Suas músicas, por muitas vezes, foram classificadas como revitalizadoras de estilos antigos – vulgo Vintage, mas como dito em uma entrevista, o objetivo de suas composições foram almejando que o pop transcendesse o tempo que a banda está, que sobrevivesse mudanças culturais de estilo. O que eles fizeram foi basicamente uma união entre rock com "inceptions" de eletrônico que tornaram dançantes suas tracks. Diminuíram a complexidade dos riffs de guitarra, trouxeram vocais não expressivos, porém acelerados e synth estruturais que marcam a música com um ritmo minimalista. Alguns críticos caracterizaram suas músicas como pop para crianças do futuro. É bem visível que tem uma influência de Daft Punk – com as injeções eletrônicas que marcam o tempo musical - por exemplo, em Dance Floor, e um vocoder usado em algumas tracks de influência do rock. Podemos ver o baixo que decresce ao longo da música, técnica usada bastante por bandas de rock. A música simplifica, decresce antes de ter uma progressão e finalmente ter uma finalização. Um ótimo exemplo de chill power pop – fácil de escutar e animadinho.

Dance Floor

Energy


Hanna Pinheiro, DJ desde 2010 das grandes festas de rock de Fortaleza, destaque das noites da cidade com várias referências nos sons nacionais e também uma pesquisadora de musicas novas. Já foi DJ residente do Orbita Bar e DJ da Festa Fliperama. Atualmente tem residência no Berlinda Club.