Por Bruno Garcia
Aproveitando o início dos jogos finais da NBA em 2017 e a empolgação por ter visto jogos da liga em Los Angeles, venho recomendar dois documentários sobre o tema.
Filmes que possuem o basquete como meio para mostrar histórias de vida ricas em desafios e mudanças, choques culturais e raciais, determinação e negócios, derrotas e vitórias.
Acredito que ambos sejam interessantes para quem acompanha ou não esse esporte. Onde o tempo acaba e o jogo continua com a bola no ar. Uma metáfora da vida?
One In A Billion
Sinopse: Acompanhe a jornada de Satnam Singh Bhamara em busca do sonho de se tornar o primeiro jogador de basquete indiano a competir na NBA.
Por que assistir: Entenda como alguém que nunca teve contato com o esporte e pouca educação, mas tem os requisitos físicos e a nacionalidade para se tornar uma referência, é preparado para competir em alto nível técnico e profissional. Será que ele conseguiu?
Onde assistir: Netflix
Iverson
Sinopse: Documentário acompanha a vida de Allen Iverson, desde a infância difícil até a carreira de grande sucesso na NBA. Assim como as polêmicas de um jogador que marcou uma geração e conquistou fãs ao redor do mundo com sua personalidade.
Por que assistir: Um talento especial para os esportes em uma sociedade com dificuldades para aceitar o diferente. Abordando desde questões raciais no país até como a NBA lida com o modo de vida de seus jogadores, esse filme vai além das quadras.
Onde assistir: Netflix
Bonustrack: NBA 70 – Especial do Esporte Espetacular
Sinopse: Reportagem em três episódios feita pelo programa Esporte Espetacular da Rede Globo mostrando a origem, história, ídolos e popularização da liga americana de basquete.
Por que assistir: Acompanhar a evolução na maneira de se jogar um esporte e da maneira de se vender um entretenimento que se transformou em cultura e lifestyle.
Onde assistir:
1 – Especial mostra evolução da Liga das ruas, para os ginásios e para a história
2 – Como Bird, Magic Johnson e Michael Jordan impulsionaram o crescimento da liga
3 – História de grandes duelos entre jogadores do maior basquete do mundo
Bruno Garcia é analista de tecnologia da informação; pesquisador de cultura inútil; seguidor do E.T Bilu e garotinho juvenil criado a leite com pêra e ovomaltino.