Sete Reinos 30: Game of Thrones – Temporada 6 Episódio 8

Povo Esteroide! Mais uma semana e agora só faltam dois episódios pra temporada acabar. Como sempre, comentamos o que mais chamou nossa atenção (de bom e ruim) nesse que foi um episódio que novamente dividiu opiniões, indo do céu ao inferno.

Não esqueçam de comentar aqui no post e também compartilhar com os amigos que ainda não conhecem o Sete Reinos!

Ao final, temos a nossa conversa com especulações sobre os rumos da série

Spoilers até o 8º episódio da 6ª Temporada da série.

Download e feed: DOWNLOAD MP3 // FEED RSS // iTUNES

Participaram desse podcast: Kaio AndersonGabriel Franklin, PH Santos e João Luiz.


Links

Sobre

O Sete Reinos é um podcast quinzenal sobre o universo criado por George RR Martin para o livro As Crônicas de Gelo e Fogo. Aqui, abordaremos Game of Thrones (Guerra dos Tronos) como uma franquia, passando por literatura, TV, games, jogos de tabuleiro e demais escritos do velho Martin. Quando a série da HBO estiver em cartaz, faremos uma edição do podcast a cada dois episódios inéditos da série.

Assine o Sete Reinos

Contatos

  • Lucas Dias

    Com o decorrer das histórias eu acredito que a Cersei vai enlouquecer com o filho morto (ele deve morrer) e vai tentar destruir a cidade com o restante do Fogo vivo. Acho que o Jaime vai matar ela como aconteceu com o Rei Louco. Seria um ciclo da história como o Martin gosta de fazer. O destino se repetindo.

  • HSCB

    Minhas considerações:
    1. Os personagens que ficam em KL são os que morrem … Kevan, Pyrcele (assim que escreve) no livro …. Olena caiu fora, por exemplo, Jaime etc. Preparado pra Cersei queimar tudo de verdade. Segundo a série, a visão do trono em cinzas ue a Dany teve na Casa dos Imortais, e por que teremos apenas mais 2 temporadas pequenas, tudo se organizando pra isso … hora de KL virar cinzas. A coisa se voltará pra Norte, Muralha, Outros e pra chegada de Dany em Westeros ( com ajuda de Dorne ou não )
    2. Percebeu que chegou os barcos que Dany precisa … juntando com os de Yara e Theon vai dar 1.000?????
    3. Eu acho que a Dany não volta esse ano …mas a volta dele é a base do ano que vem.
    4. O tchauzinho de Jaime pra Brienne dizem que são amigos/ se gostam …. não tem problema ela ter confidencializado o plano da Sansa.
    5. A retomada de volta do Castelo foi a coisa mais sem sentido dessa série … ????????
    6. A Aria ferida, sangrando e correndo,pulando e saltando daquele jeito … ficou furado de mais 🙁

    Episódio mais fraco da temporada, mas não achei episódio ruim.

    • É, tô nessa de acreditar que veremos KL pegando fogo também.

  • Thayná Lomba

    Vou deixar aqui minhas considerações referentes a esse episódio que pra mim foi bem médio:
    1. Eu fiquei tão animada com esse episódio graças ao teaser e fiquei decepcionada com tudo que foi mostrado.
    2. Ainda não estou entendendo para que o Cão voltou, pra mim tá uma encheção de linguiça danada o núcleo dele.
    3. Não mostrar a morte do BlackFish e nem a da Waif, acho que foi um grande erro.
    4. Acho que eles correram demais nos 7 episódios e tiveram que colocar esse só pra não colocar logo a batalha dos bastardos.
    5. Aquela mortezinha do Pardal foi fraca demais, o Montanha podia ter matado pelo menos uns 5.
    6. Tomara que o Varys não tenha ido pra Dorne, preferia que deixassem as serpentes lá e “esquecessem” que Dorne existe.
    7. O Tommem ter acabado com o Julgamento por Combate fez ele “assinar” o atestado de loucura da Cersei! Tenho certeza que ela vai queimar toda a cidade (e uma boa referencia é aquela visão do Bran).
    8. Como li num comentário aqui embaixo também acho que todos que estão em KL irão morrer, talvez a Margaery consiga fugir ou se livrar de algum jeito.
    9. Eu tenho certeza que os homens sem rosto tem algum plano para a Arya, porque acho que eles não deixariam ela sair tão facilmente.
    Enfim, é isso.

    Ps: Sou meio civil, comecei a ler os livros depois da série.

  • Camila Albuquerque

    Massa esse cast!!!! Achei muito bacana as consideracoes todas!
    E otimo o disclaimer da Yara no comeco do cast. 🙂

    Realmente, Cersei foi a parte mais coerente da temporada. Achei no geral que tem varios personagens se perdendo de suas caracteristicas… O Tyrion totalmente subaproveitado; O Davos, que ainda nem sequer sabe da Shireen queimada, e t’a l’a seguindo cegamente o Snow sem motivo algum pra essa preocupacao toda desde quando achou o corpo dele; O Jon que voltou da morte pior do que foi, completamente passivo.

    Apesar de tudo isso e de nao ter gostado muito desses ultimos episodios, continuo achando essa a melhor temporada.
    Vamos rezar pra que Cersei realmente toque fogo em tudo, seria otimo pra vermos que caminho a serie tomaria!!

    Abracos!

    • phsantos

      Bom que gostou. Melhoramos nosso ponto com relação a Yara? 🙂 Espero que sim.

      Se vc analisar bem, Cersei ‘escolher violência’ é o que faltava. E, ei, a gente esquece, mas ela ia se matar e matar ao Tommen quando houve a batalha de Blackwater. Extremista ela consegue ser.

      • Camila Albuquerque

        Que alegria voce respondendo, te admiro tanto 🙂

        Tinha me esquecido disso tambeem!!! Ela mataria o Tommen facilmente acho, se ela achar que realmente nao ha mais o que perder.

    • Tô querendo muito esse lance do fogo em Porto Real, oh!

  • AJ Oliveira

    Show!

    Gostei muito da abordagem de todos os núcleos, e também esperava mais do peixe negro (muito triste por tal fim, mas escolhi esperar e conferir qual o motivo disso)

    Uma coisa que venho reparando nessa temporada é que uma parte dos comentaristas, youtubers, podcasters estão dando a meter o pau em certos acontecimentos antes de um desfecho, exemplo disso foi a parada da irmandade (dentre tantas outras). Se essa é a linha que os diretores optaram por seguir, só nos resta esperar a temporada terminar para começar a sabatina de “foi útil ou não’. PS: Já vi até gente dizendo que a jornada da Brienne não tem objetivo (sendo que nessa temporada está idêntica a dos livros, mas enfim né, cornetas e cornetas)

    Meu ponto forte pro episódio também foi Porto Real. A dança das cadeiras pelo trono, mesmo nos livros, me chama mais atenção do que a parte fantástica em si,
    To maluco pra saber qual será o fim disso, e atualmente, meu ódio pelo MICHEL TOMMEN tem crescido tanto, que meu desejo é ver a Cersei tacar fogo no reino e gritar pro mundo que o pirralho é um filho bastardo (o que talvez anulasse seu reinado, ou mesmo o de Margaery num futuro sem Lannisters).

    De qualquer forma, parabéns pra todo mundo, mão houveram atropelos nesse cast (que foi uma crítica minha aos últimos últimos) e o PH, como sempre, me representa nas opiniões.

    Forte abraço a todos!

    Faltam 2.

  • Leonardo Denipoti

    Gente, o q eu acho é que daenerys nunca vai chegar a se importar com os Outros, e Jon snow nunca vai se Meter em conflitos de trono. Na minha opinião, eu acho q vai ser em paralelo, quem tá no norte vai ter q lidar com os Outros e quem tá mais a sul vai lidar com a chegada da daenerys. Sobre o episódio, achei a parte da arya mt ruim msm. O q aconteceu com o jogo das faces lá? Ela chega toda arya stark e ele:”agora vc é ngm”. Ai dento. No mais, ótimo programa, hehe.

    • phsantos

      Será Leo? Eu acho que o pessoal do “sul” realmente não teme muito isso (vide a sequencia de cenas do Sam e o Pai dele). E se você pegar o título, faz até sentido, Crônicas de Gelo e Fogo. São crônicas de lá e cá. Gostei desse insight. 🙂

  • Thais Martins

    Sobre o Jaime, eu tô mais com o PH. Percebo, sim, evolução no personagem. E acho, sim, que o Jaime já é mais maduro, porém segue adotando a postura de Kingslayer a seu favor, quando conveniente (e sem querer comparar, mas já comparando, acho bem parecido com o que ele faz no livro). Sobre as ações do Edmure, eu achei o que o João falou certeiro: não dá pra definir o certo e o errado ali, pois há muitas nuances. A cena do Jaime com o Edmure, para mim, foi a melhor do episódio, achei nada menos que incrível. É justamente isso que espero de e mais gosto em Game Of Thrones. Não quero a definição do mocinho e do bandido, quero o intermediário, quero as situações difíceis. É isso que eu acho que torna os livros tão bons e interessantes, essas nuances. E é com isso que acho que o seriado, em geral, não tem como se equiparar. Mas para mim, nesse episódio, pelo menos com essa cena, conseguiu. E de uma maneira excelente, com diálogos e atuações incríveis.

    Por isso gostei tanto desse episódio.

    E sobre a batalha do próximo episódio, e esse comentário é sobre a parte com spoilers, então se você está lendo os comentários mas não quer ver os possíveis spoilers eu recomendo parar de ler por aqui. Então, sobre a batalha, eu concordo com o Kaio que se for pros cavaleiros do Vale chegarem para salvar a pátria fica uma história mais pobre e inclusive repetitiva. Já vimos isso antes na própria série, com Stannis salvando a batalha na muralha e Tywin salvando a de Blackwater.

    Eu só tenho um comentário bobo, meio irrevelevante. Eu não chamaria isso de deus ex machina, pois acredito que esse recurso esteja ligado a uma surpresa. Quando os cavaleiros chegarem, não vai ser nenhuma surpresa, pois o Littlefinger já ofereceu o exército e a Sansa já mandou a carta. Já fomos bem avisados dessa possibilidade.

    Enfim, é só um desabafo bobo pois também já vi esse termo ser usado dessa maneira em vários outros lugares, mas eu acho que é um pouco equivocado.

    Rapaz, não acredito que cometi um segundo textão nesta semana para elogiar esse episódio.

    • Ana Louise

      Também achei a cena do Jaime com o Edmure muito boa, umas das melhores coisas do episódio.

      • phsantos

        😀

    • Chamo de Deus Ex por ser no EXATO momento que a derrota do Jon era iminente. E foi exatamente isso que vimos no episódio.

  • Eu adoro esse podcast porque se não fosse por vocês eu jamais iria notar a maioria dos furos de roteiro que vocês apontam, sério, ia passar muito batido ou eu ia cair na lábia das teorias louconas hahaha.
    Escutando vocês me veio a cabeça algo que talvez seja um furo de roteiro e que vocês não falaram, ou só posso estar mal informado.
    A Arya leva pra Casa de Branco e Preto o rosto da “garota ninguém”, toda ensanguentada e tal, como se ela tivesse arrancado realmente da carne aquele rosto.
    No momento eu nem pensei muito a fundo, mas aquele era realmente o rosto original daquela pessoa? Eu pensei que aquele rosto fosse o que ela mais usava mas no fim era só mais um rosto da coleção do templo e possivelmente com uma personalidade a ser interpretada como é o caso do Jaqen H’ghar que tinha “morrido” mas no fim é “reinterpretado” pela pessoa que era ou estava no momento como a “garota ninguém”. E caso a Arya conseguisse se tornar parte deles (afinal conseguiu ou não?) provavelmente ela iria perder toda a sua identidade e também o seu rosto que seria mais um pra casa usar.
    Mas ai ela vai e arranca aqueles rosto do corpo, então aquele era o rosto original, a Arya meteu a peixeira e arrancou tudo que tava em cima da carne pra não ficar de novo naquele joguinho de ficar puxando um rosto atrás do outro? ou realmente isso foi um furo de roteiro?

    Segunda coisa que tenho a dizer é como aquele clima de “qualquer um pode morrer a qualquer momento” que alardeavam como sendo algo de muito diferente na série por causa dos livros agora meio que acabou por estarmos tão perto do fim e ter havido um distanciamento maior em relação aos livros.
    No começo um personagem principal como o Nedd foi morto o que era algo inimaginável pra imensa maioria das séries e etc, mas a historia foi e deu um jeito e continuou e isso até impulsionou pra tudo que a gente tá vendo hoje, depois tem o casamento vermelho e você fica se perguntando o que diabos iria acontecer se morreu aqueles personagens tão importantes pra trama, mas a historia vai e flui pra outro caminho, e por fim mesmo sendo o grande vilão até o momento o Joffrey morre e ainda assim tudo continua. Isso era um grande diferencial, era como o mundo real, não importa sua importância você morre e o mundo segue de algum jeito, mas agora quando as apostas de quem pode vir a morrer surgem são geralmente pra’queles personagens que tem até certa relevância mas nem tanta, ninguém agora aposta que Danearys, Tyron, Jon (de novo) podem morrer no próximo episódio, mesmo sabendo que provavelmente vai ter muita gente morrendo no que resta da série a gente geralmente pensa nas mortes de personagens mais importantes lá pro final, coisa que acho que não rolaria assim nos livros (eu acho).

  • Ana Louise

    Olááá.

    – Eu concordo com o que o PH falou sobre a Brienne ser a única que conhece o Jaime verdadeiramente. Ele tem agido como o Regicida por anos, porque de fato, ele é isso, mas as pessoas sempre reforçaram esse aspecto nele e era só isso que ele mostrava. Mas a Brienne viu que havia mais nele, que ele não era só aquilo.
    – Sobre a Arya continuar sendo a mesma de quando chegou em Braavos, eu acredito que ela também cresceu, além de aprender novas skills. Não que ela tenha virado outra pessoa, ela só cresceu a partir daquilo que ela sempre foi, Arya Stark de Winterfell. Ela nunca deixou de ser isso, e a vingança nunca saiu da mente dela. Quando ela chegou ali, ela não tinha pra onde ir, o que fazer, então ela foi vivendo. Mas acredito que a partir do momento que ela viu que ia aprender tantas coisas úteis, ela decidiu que iria usar isso pro propósito dela, e eu não acho isso ruim.
    – Algumas coisas são melhores se não forem mostradas, mas quanto a tantas cenas que eles estão escondendo, creio que seja mais uma economia pra Batalha do Norte mesmo.
    – Eu tava falando com um amigo civil meu sobre o Peixe Negro e ele não achou grande coisa não ter mostrado ele lutando (e quem sabe morrendo mesmo). Ele disse que apesar de ser massa, ele é “personagem bem secundário”. E aí eu percebi que ele tem esse peso mais por conta dos livros. Na série ele não é tão importante assim.

    Beijos :**** (um pra cada um)

    • Robisom Lima

      Tirou as palavras da ponta dos meus dedos! haha

      • Ana Louise

        hahaha 😀

    • phsantos

      Eu gosto dessa licença poética (que alguns acham furo) que a Brienne pode ser 100% com o Jaime, como ninguém mais pode. Por isso, por acreditar que o Jaime está vivendo um novo personagem, eu gosto demais desse diálogo, da forma como ele fala, da forma como ela o chamar de Sor Jaime e ele de Lady Brienne. É piegas? É… tá, conviverei com isso. 🙂

  • Luiz Claudio

    Ótimo cast como sempre pessoal.
    Quanto a Correrio, acredito que os soldados ajudaram o Peixe Negro a retoma-la pois era sua casa sendo invadida, mas eles não sabiam que Edmure, o lorde oficial da casa, ainda estava vivo até o momento em que os Frei ameaçaram mata-lo na frente do castelo, e quando ele aparece na frente do portão exigindo que baixassem a ponte, não tinham outra alternativa pois são juramentados ao lorde de Correrio, nesse caso fizeram valer o dever e a honra.
    E PH nos livros o Tyrion já está em Mereem pois ele apresenta o numero de teatro na arena antes da Deanerys ser levada por Drogon.

    • phsantos

      Tá sim, eu me confundi (como sempre). Tenho que retomar a leitura dos livros, pois nem sei mais o que é livro e o que é série. Rs.

  • Joao Luiz

    Ah, o outro ponto espelhado no episódio que eu esqueci de mencionar foi o lance do Tyrion e da Arya (separadamente) falarem sobre seus sonhos/planos futuros em tons meio melancólicos. Ele querendo começar a vinícola da Delícia do Duende e ela querendo explorar o mundo a oeste de Westeros.

  • Robisom Lima

    Episódio sensacional… do cast! Já o episódio da série foi bem OK pra mim… O massa é que vocês sempre trazem os detalhes que a gente deixa escapar. E as opiniões ajudam a compor o “big picture” da série!
    Mas eu gostaria de deixar uma crítica construtiva, pode ser?
    De uns tempos para cá o os episódios estão cada vez mais “picados”. A todo momento os participantes estão cortando uns aos outros, completando frases uns dos outros, interrompendo uns aos outros. Isso acaba picotando as discussões, interrompendo o raciocínio tanto dos participantes quanto dos ouvintes. Espero não estar sendo chato aqui! ou parecendo ingrato!!! hahaha…
    Vocês são sensacionais e, em termos de qualidade, fazem um dos melhores casts brasileiros!
    Abraços!!!

    • phsantos

      Robisom, estamos recebendo muitas reclamações referentes a isso e todos estão certos! O episódio é pra vocês e, se vocês não falarem, nunca saberemos o que corrigir. Se não fosse pra vocês, a gente não gravaria (rs). Continue criticando que continuaremos tentando melhorar. Confie! 🙂

    • Camila Albuquerque

      Falei a mesma coisa no episodio passado, e acho que nesse ja ate melhorou.
      Fiquei morrendo de vergonha, mas ‘e bom quando a gente faz uma critica que ajuda a melhorar, porque realmente o trabalho dos caras ‘e sensacional!! 😀

  • Robisom Lima

    Sobre a Arya e os atuas jogadores do Jogo do Tronos…

    Acho que, independente de teorias malucas, o Jaqen H’ghar desde sempre teve um plano maior. E a Arya sempre fez parte dele. Só lembrar que, nos livros, existe um prólogo (ou epílogo, não lembro agora… e tô longe dos meus livros…) sob o ponto de vista do Jaqen. Não da pra tirar muitas conclusões, mas mostra que ele é uma das forças em movimento no jogo dos tronos. Logo, supõe-se que, para jogar, ele tenha uma estratégia.
    Concordo com o Kaio sobre terem jogado a construção da religião do deus de muitas faces no lixo. Mas aquele sorrizinho de satisfação quando a Arya resolve partir para casa não foi gratuito. Jaqen é um jogador (assim como o são, atualmente, Varys, Mindinho, Margaery) e, aparentemente, a sua peça está se movendo satisfatoriamente.

    E ai povo Esteróide, o mundo de gelo e fogo está cheio de peças, umas descartáveis, outras importantes, mas quem são os jogadores?! Quem mais mais está movendo essas peças?

    • Nos livros o prólogo que tu citou é com o ponto de vista de o outro personagem, Pate o nome dele se não me engano. Nesse capítulo aparece um homem que aparentemente é um homem sem face que as pessoas deduzem que seria o mesmo que foi o Jaqen pra Arya, mas nem dá pra ter certeza.
      Mas, espero que a série mostre mais uns jogadores surpresas aí até o fim dessa jornada.

  • Igor

    Fala galera,

    É muito certo o que vocês falaram, que a gente sempre se apega mais aos problemas do roteiro do que os pontos positivos(até porque é sempre mais divertido debater os problemas do que ficar num consenso de “é, isso foi massa mesmo”).

    Sobre o episódio, teve momentos muito bons(especialmente os diálogos do jaime), mas teve momentos que eu achei que deixou muito a desejar.
    Acho que o fato de não ter o embate do cão e a montanha piorou retroativamente o outro episodio anterior, porque pra mim meio que tira o proposito de ter trazido o sandor de volta(que eu tinha adorado), não consigo ver aonde vão levar isso, então no final das contas era melhor cortar esse núcleo pra dar mais tempo de tela pra outros personagens( como o bran e os greyjoy).

    Sobre a Arya,
    Eu não tive a suspensão de descrença necessária pra gostar de nada do fechamento desse arco. Acho que o problema desse ep. foi muito maior no roteiro e nas soluções do que na direção. Pra começar as facadas, que na série o areo hotah morre com uma facadinha nas costas, e a arya sobrevive de boa a facadas similares a Talisa. Na cena seguinte dela conversando a Lady Crane(personagem que foi o ponto alto de todo esse arco de bravos) o roteiro e a atuação da maisie williams fizeram um trabalho muito ruim em mostrar a gravidade do ataque que ela tinha sofrido. Eu também não entendo a razão da waif matar a Lady Crane, se ela é “ninguem” e não cabe a eles escolher quem vive ou morre, porque raios ela matou por pura “vilania”, fora o fato da perseguição estilo T1000 atras da arya, como se ela tivesse prazer em querer mata-la, o que é meio incoerente para o que a série tinha constrúido da religião até o momento, sem contar a Arya “gravemente ferida” correndo e caindo no melhor estilo Assassins Creed. E eu concordo com o Kaio, não tinha que ter rolado a cena final na casa de preto e branco. Eu achei aquela conversa da arya com o jaqen muito doida, no sentido de como ele chegou a conclusão que a garota com a agulha na mão tinha virado ninguém?(me recuso a acreditar na teoria do syrio forel), parecia que a arya tinha sido premiada pelo roteiro por ter desobedecido todos os preceitos que tinham sido estabelecidos até o momento.

    Apesar do desabafo, que talvez seja meio exagerado, ainda acho que a temporada como um todo esta a mais balanceada, e provavelmente vai acabar sendo a melhor temporada da série até o momento.

    Abraços e continuem continuem com os excelentes casts.

    • A real é que tudo que você listou são buracos consideráveis. Eu prefiro ignorar e seguir pra não acabar sendo ainda mais amargo nos podcasts. hehehe

  • Murilo D.

    a galera reclamou de mais da cena das piadas, mais aquilo foi pra mostrar que o tyrion não pode fazer nada pra ajudar. foi pra criar um clima e mostrar que o tyrion nada mais é que um alívio cômico ali. ele tinha poder por ser um lannister em kingsland, agora em merin ele é apenas um anão inteligente.

    • Então, até comentei que a cena da piada funcionou bem lá no Boozer’s, onde assisti com o Gabs. Boa parte dos presentes por lá riram.

  • Felipe Tavares

    Se a Dany se tornar rainha dos sete reinos e o Tyrion for mão dela… Um Lannister ajundado um Targaryen a governar Westeros, hum!! já vimos esse filmes antes ein…

  • Magno

    Perguntei no episódio anterior e vou perguntar novamente: Que diabos é “paia” ?

  • inutiless

    Um pouco atrasada, mas só quero parabenizar o Kaio por toda discussão sobre Asha/Yara ser lésbica na série. Acho que seus argumentos foram excelentes. Reforçar os estereótipos é péssimo. Por outro lado, é interessante que haja essa representatividade na série. Shippando muito D+Y!

    • hahahaha
      E depois do episódio 9, o ship só ganhou forças!

  • Marcelo de Assis

    Meereen: Varys sabia do ataque e meteu o pé? Os mestres atacaram porque o acordo com o Tyrion não era bom pra eles ou por que eles receberam informações de que a Daenerys tinha sido capturada pelos Dothrakis?

    Jaime/Brienne: Primeiro, parabéns para o Nikolaj, tem se mostrado um grande ator desde a quarta temporada, quando ele começou a ganhar mais espaço. Segundo, eu concordo com PH que o Jaime passou por mudanças e quando preciso utiliza o rótulo de Kinslayer a seu favor, mas, não acredito que a Brienne seja a única que realmente o conhece e com quem ele pode ser ele mesmo. Acredito que a Cersei também o conheça, que ela saiba da história do saque do ponto de vista dele, porém ela não tem o mesmo carinho que a Brienne tem por ele. Além de que a relação do Jaime com as duas é diferente, ele ama a Cersei e respeita a Brienne, logo, ele se porta diferente com as duas.

    Abs.

    • Interessantes os pontos sobre Meereen e Jaime, oh!

  • Eder Fernandes

    PH me representa nesse episódio contrapondo o MIMI do kaio, HUSAHUSHA falou o que eu falava resmungando ouvindo o cast.

  • Sergio Moura

    Love you all!

  • HSCB

    Poxa, vim aqui “seco” ver o 9 que sempre sai as quartas,,,, rsrsrsrs e não saiu … 🙁
    Acho muito bacana o trabalho de vcs!