Sete Reinos 27: Game of Thrones - Temporada 6 Episódio 5

Povo Westerosi! Chegamos na metade da temporada com um dos episódios mais impactantes já lançados na série. Aqui você saberá o que temos a dizer sobre o reencontro da Sansa com Mindinho, a despedida entre Jorah e Daenerys, a Assembléia dos Homens de Ferro, a revelação sobre a origem dos White Walkers e... e o final que destruiu a todos nós.

Sua opinião é fundamental, então comenta aqui no post e também compartilha com os amigos que ainda não conhecem o Sete Reinos!

No final rola a nossa conversa com spoilers sobre coisas que esperamos ver no decorrer dos episódios de GOT.

Spoilers até o 5º episódio da 6ª Temporada da série.

Download e feed: DOWNLOAD MP3 // FEED RSS // iTUNES

Participaram desse podcast: Kaio Anderson, Gabriel Franklin, PH Santos e Bruno Cavalcante.


Links

Sobre

O Sete Reinos é um podcast quinzenal sobre o universo criado por George RR Martin para o livro As Crônicas de Gelo e Fogo. Aqui, abordaremos Game of Thrones (Guerra dos Tronos) como uma franquia, passando por literatura, TV, games, jogos de tabuleiro e demais escritos do velho Martin. Quando a série da HBO estiver em cartaz, faremos uma edição do podcast a cada dois episódios inéditos da série.

Assine o Sete Reinos

Contatos

  • HSCB

    Eu ia dormir …. rs

  • Caio

    homi, eu já ia capotar. vim conferir aqui sem fé e deu certo demais. graças aos velhos e novos deuses :’)

  • HSCB

    Eu assisti dublado, de novo e descobri, pasmem …. Gandalf dirigiu a cerimônia do Kingsmoot … rsrsrsrsrs

  • HSCB

    Muito plausível a Lady SH aparecer por que teremos a Irmandade …
    Qdo o grupo consegue capturar Brienne,alguem vai atrás do Podrick ( que numa cena é agarrado por alguém ) e ambos se muntam para que a Zombiee faça a justiça dela…

  • Thais Martins

    Concordo com o Gabriel, achei a cena na caverna com uma vibe Moria. Mas não achei ruim, longe disso. Aliás, fiquei pensando que se na cena do Senhor dos Aneis a frase marcante do sacrifício é “Run, you fools”, a desse é “Hold the door”. Aí pensei mais um pouco e estiquei a baladeira: imagina se o Hodor volta, mas diferente do Gandalf, que volta quase divino, Hodor volta como zumbi. Haha, não. =p

    Concordo com o Bruno com a função daquela visão pro Bran, que é a de mostrar que ele tem que ter responsabilidade com o poder dele.

    E sobre a possibilidade de o Bran ter causado acontecimentos passados, tô com o Kaio, acho que não. No máximo, se for dizer que o rei louco foi influenciado por alguém, acho mais fácil ter sido pelo próprio Bloodraven, até pela ligação dele com os Targaryen – e inclusive essa ter sido a lição dele, da mesma forma que o Hodor foi a lição do Bran.

  • Felipe Barbosa

    Sobre a peça de King’s Landing: Braavos é a cidade de Essos mais próxima geograficamente de Westeros. Não vejo problemas da história da troca de poder do continente vizinho chegar lá também não. Até por que é uma história relativamente “antiga”.

  • Felipe Barbosa

    Os Filhos criaram os White Walkers cravando um ser humano a uma árvore-coração. Fundindo o Homem e Natureza. Maldade e perversidade com força incontrolável e sem lados. Tava na cara que isso ia sair bem errado.

  • Felipe Barbosa

    Sobre a marca do Bran: Ele não podia estar marcado desde pequeno, pois temporalmente a marca só aconteceu naquele momento. Aquela visão do White Walker podia estar no passado ou no futuro, não importa. O que importa era que o Bran da visão, o Bran que foi marcado, foi o Bran do Presente. Nas visões sempre quem aparece é o Bran do presente. Se ele morrer dentro da visão, o Bran do passado vai continuar vivendo, vai crescer, se tornar o “Bran do presente” e morrer dentro da visão, assim fechando o ciclo.

  • Felipe Barbosa

    Sobre a última visão que o Corvo passa pro Bran: Aquela visão não era importante no ponto de informação, mas era importante por que naquele dia que o Hodor entraria em colapso. O Corvo colocou o Bran em contato com o Hodor para que o Hodor-criança quebrasse e assim, quando envelhecesse, pudesse protegê-lo e levá-lo até a caverna para salva-lo segurando a porta. Tanto foi isso que quando o Bran ouve os ecos da Meera “Entre no Hodor, Bran” o Corvo incentiva dizendo “Faça o que sua amiga está pedindo”.

  • Ana Louise

    Ok, tenho algumas considerações hoje…
    Jaime – Brienne – Terras Fluviais: Observando o trailer da temporada novamente, pude ver que o Jaime aparece cavalgando em um acampamento Lannister, dá pra ver as cores vermelho e dourado ao redor, e também dá pra ver uma cena em que o Podrick é encurralado por alguém nesse mesmo acampamento. Como o Podrick está com a Brienne, então ela e o Jaime estarão no mesmo lugar, que será nas Terras Fluviais. Tenho esperança na Lady Stoneheart ainda sim, mas eu tenho esperança nela toda temporada. A questão é que sabemos que a Irmandade sem Bandeiras irá aparecer, por conta do casting de foras da lei que fizeram. Se a Stoneheart vai aparecer ou não, não sei, só que eu mantenho a esperança, ainda mais porque como falaram no podcast, agora foi mostrado que podem ressuscitar pessoas, então pode ser um ponto.

    Bran: Segundo a promo do próximo episodio, o Bran ainda está em visão enquanto a Meera leva ele pra algum canto. Pode ser por um momento breve? Pode. Mas ele também pode ainda estar vendo as informações que o Corvo deixou pra ele. De qualquer forma, acredito que ele encontre um represeiro e continue com as visões, porque eu não consigo aceitar que a Torre da Alegria não vai ser mostrada até o fim haha Quanto ao Benjen, acho possível, mas os Mãos Frias, não. Só que a sinopse fala sobre “um inimigo que está de volta”. Isso seria no núcleo dele? E quem seria?

    Concordo com o Kaio, desde que terminei de ler os livros, eu acredito que o valonqar que mata a Cersei é o Jaime e não o Tyrion.

    • não assito a série, no máximo vejo os clipes sobre pontos chave que ocorreram nos livros além de acompanhar meus pov’s favoritos: bran e arya.

      sobre o valonqar, lembro que esse termo não foi surgiu na série.

      sendo assim, até é possível que a arya seja a responsável pela morte da cersei.

  • Leandro Laia

    Aaaahhh … olhei na hora de fazer o almoço e não tinha saído. Agora vou ouvir na hora de fazer a janta!

  • Emerson Bernardo

    Um dos episódios do Sete Reinos mais equilibrado, ñ vou nem entrar no mérito do quão bons ou ñ são os atores d GOT, mas eles no mínimo são bem infelizes nos filmes q escolhem para atuar rsrs (Pompéia, Terminator), qnt aos spoilers, putz para mim é quase impossível conseguir escapar, espero um ano por uma nova temporada, então ñ vejo motivos nem para assistir o preview da próxima semana, mas nos podcasts (dos vários q escuto sobre GOT) sempre tem alguém q é o espertão, “ñ pq eu já vi nos previews”, por exemplo o destino d Rickon e Osha ou o Drogon salvando a Daenerys, q segundo alguns já eram fatos consumados, nd contra quem realmente use a imaginação, poder de dedução ou até conhecimento dos livros para dar seus palpites, mas acabam até inibindo essa q é uma das graças ao assistir a série, ainda bem q na cena da Daenerys ñ foi isso q aconteceu, pior ainda é ñ assistir na primeira exibição e ao entrar em um site d “games” se deparar com matérias com spoilers no titulo rsrsrs (IGN), no omelete os spoilers dos próximos episódios mtas vezes tb estão nos titulos isso qnd ñ são fotos, esse último episódio msmo queria deixar para assistir outro dia, mas por causa dos spoilers acabei assistindo msmo sem estar tão afim, gostei mt, mas ainda achei o anterior pouca coisa melhor e o segundo por enquanto o melhor desta temporada, concordo com vcs por enquanto esta temporada está mt boa msmo, só ñ gostei do primeiro episódio, já qnt ao podcast esse foi o episódio q mais gostei d ouvir, parabéns a tds…

  • Lucas Breno

    Caraca Kaio me fez + uma vez ficar triste com o áudio final do podcast, putz….. ai vc me quebra veio…

  • Leonardo Denipoti

    concordo com o kaio, o spoiler é uma praga q me assombra. como não tenho hbo, tenho q baixar o ep, mas até assistir o ep me isolo de redes sociais, mas e quando vaza? não levei um spoiler mas por causa de comentários fiquei com muita suspeita q o hodor ia morrer.

  • não curto a série e sim os livros MAS se houve algo bom nesta temporada, em geral, e neste episódio, em particular, é que a importância do bran está sendo melhor observada.

    algumas considerações sobre o que foi conversado no cast:

    1. fiquei emocionado com o que o kaio disse sobre os capítulos do bran (junto com a arya meu pov preferido) e espero que quem escute seus comentários se motive a conhecer esse personagem.

    2. é impressão minha ou surgiu um believer da teoria do dragão de gelo – que espero que se confirme apenas nos livros.

    3. pelo que entendi do que o bruno disse, a questão do que o bran fará com a informação sobre a paternidade do jon snow não está clara. eu, pra mim, penso que essa informação surgirá apenas pra satisfazer quem assiste a série, não tendo muito a ver com a trama do bran propriamente dita.

    4. apenas uma correção. em ‘a dança dos dragões’ verão tomou pra si a matilha pertencente ao um olho (lobo escolhido pra ser a 2ª vida do varamyr 6 peles) mas tal matilha ainda é pequena pois contém mais 2 lobos além do já referido.

    5. não existe valonqar na série, portanto existe a possibilidade da arya matar a cersei.

    teria mais 1 ou 2 coisas pra escrever, mas muito foi discutido e minha memória me deixou na mão.

    • Penso que se R+L=J se confirma, o Bran pode ser a pessoa que apresenta isso pro Jon, não?

      • sem dúvida, ainda mais que howland reed não deve dar as caras na série – exceção feita ao flashback na torre da alegria.

        no entanto, minha questão é: o que movimentará a trama do bran e a trama geral a teoria de que os pais de jon são rhaegar e lyanna?

        jon ter sangue targaryen só teria impacto na montura do dragão e de ser dele a canção de gelo e fogo.

        para ser azor ahai não é necessário ser stark (jon), targaryen (daenerys) ou possuir qq outro nome.

  • Carlos Ryllder

    Parabéns ao Sete Reinos.Conheci o Podcast por acaso,pesquisando pelo tema no aplicativo da Apple.Fiquei muito satisfeito com a qualidade,principalmente por ser aqui da terrinha.Quando termino de assistir um episódio,fico bem ansioso para saber a opinião de vocês.Em relação à série,sem dúvida é a melhor temporada até o momento,espero que não cag.. até o final.Estou relendo os livros,para estar bem afiado e imerso na história quando o Martin resolver lançar o sexto.Abraços.

    • Ser descoberto é massa! Por cearense, melhor ainda! 😀

  • Bruno Lacerda Balbi

    Obrigado pelo podcast. Belo trabalho (como sempre)!
    Aproveitando a discussão sobre “spoilers” gostaria de sugerir uma tática que adotei e que melhorou muito minha experiencia ao assistir o episodio. Eu não vejo o “recap” dos episódios passados que passa momentos antes do inicio.
    Normalmente não é problema algum e ajuda as pessoas com a trama complicada do seriado, mas as vezes eles trazem uma cena das temporadas anteriores e na hora bate “nesse episodio vão revelar x”. Pode parecer besteira, mas da mesma maneira que soltar um “hodor 🙁 ” afeta sua experiencia e impacto inicial, funciona da mesma maneira.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Um complemento, acredito que o flashback final não foi o único que o Corvo mostrou pro Bran naquele momento. Como ele precisava fazer um curso relâmpago de tudo que ainda faltava aprender, minha aposta é que o Corvo mostrou muitas coisas (se bobear inclusive o que há dentro da torre) e ia só finalizar com a cena que vimos talvez pra ensinar a lição que se o Bran vai lutar com os ww ele precisa vencer ou possivelmente, como falaram, somente pra deixar a arapuca do Hodor pronta. Talvez nos próximos episódios descobriremos o que mais ele aprendeu e ainda não nos apresentaram.

  • Daniel Souza

    Não enxerguei a cena Bran/Hodor como algo intencional da parte do Bran. Ao meu ver, ele não fazia a menor ideia do que estava causando ao Hodor, o olhar e a expressão do Bran é de pesar, de alguém percebendo o que tá fazendo enquanto faz. Não foi uma ação premeditada e sim o efeito de uma conexão entre o passado e presente, aquilo não é algo comum, foi uma situação específica demais que envolve:
    1- Bran recebendo uma quantidade de informação massiva que não estava preparado pra receber, como o próprio Corvo de três olhos diz.
    2- Bran imerso no passado como nunca foi mostrado antes, vide o esforço da Meera pra acordá-lo, que é em vão.
    3- Bran wargando no Hodor de DENTRO do passado.
    Inclusive queria dizer pra vocês que de tanto referenciarem os livros e com tamanho carinho, comprei o box com os 5 livros. Continuem o belo trabalho!

  • Lucas Dias

    Os UBERs não vão trocar de lado… O cara não fez juramento então nao deve nada aos Boltons. Então acredito que é um ardil pra colocar um Stark dentro de Winterfel (Rickon)

  • alex ramalho da silva

    Não sou leitor do livros comecei apenas a ler o primeiro e não terminei, mas assisti a todas as temporadas de GOT, acho que uma morte digna para o Hanmcei seria ser comido pelos proprios cachorros que ele gosta tanto, seria épico.

  • Lucas Dias

    A cena do teatro me lembrou o Ep de AVATAR “Livro 3” onde o Aang e a turma olham uma peça de teatro contando a história que eles mesmo fizeram. Claro que com mudanças. hehehe

  • Camila Kowalski

    Galera, muito obrigada pela cobertura!!!! Vocês estão arrasando!!

    Sobre a pergunta feita durante o episódio, de qual seria o objetivo do Corvo de 3 Olhos mostrar aquela cena pra Bran, pra mim o objetivo era mostrar pro Bran exatamente essa coisa da “viagem do tempo” (que foi porque Bran entrou na mente do Hodor que tudo aconteceu). Também concordo com Caio que Bran não vai mais mexer na mente de ninguém, até porque eu acredito que só rolou o “nó” na mente de Hodor porque Bran estava no passado e no presente dele quando entrou na mente (ou seja, quando Bran entrou na mente de Hodor no presente, ele estava com Hodor no passado, por isso Hodor viu a própria morte e ficou “travado”). Ainda sobre Bran/Hodor, eu achei falho o Hodor segurar aquela portinha pra Meera e Bran (eles não vão conseguir se adiantar tanto), a menos que o objetivo do Night King não tenha sido exatamente pegar o Bran, mas simplesmente tirá-lo dali (porque se fosse pra pegar o Bran, mesmo com Hodor segurando a porta ele teria conseguido pegar). Tem gente que acha que o objetivo do NK é encurralar Bran e fazer com que ele passe pela Muralha (porque tem quem acredite que tem um feitiço nela que faz com que o NK não consiga passar, mas como ele marcou Bran, se Bran passasse talvez ele conseguisse passar).

    Estou com algumas dúvidas que queria lançar a vocês, espero não estar viajando muito, mas é que tô meio esquecida: 1) Sansa é acusada na série de ter feito o complô pra matar Joffrey? Porque se for, e estiver sendo procurada, provavelmente não teria uma recompensa pela cabeça dela e alguém não teria tentado sequestrá-la e levar pra KL? Outra coisa: 2) Qual seria o objetivo dos Karstarks de ficar ao lado do Ramsay? Me parece que simplesmente”vingança” é um motivo muito débil para arcar com o imenso custo (econômico e humano) de uma guerra, ainda mais considerando que o inverno está chegando… Ainda sobre essa união tosca em torno de Ramsay: 3) Por que Ramsay deixaria Rickon vivo, se ele também é uma ameaça como candidato a lorde de Winterfell? Ah, e também: 4) Os Freys não responderiam (violentamente) pela morte da esposa de Lord Bolton (esqueci o nome dela)? E mais uma: 5) Em Meereen, no livro, acredito que a violência é direcionada aos soldados de Daenerys (e assim Tyrion ter conseguido a paz pouco afetaria a população, e a meu ver ainda geraria uma revolução de escravos, pois duvido que quem tivesse experimentado a liberdade aceitaria com facilidade a volta da escravidão)… Na série, o que justificaria essa negociação do Tyrion: seria porque na série há uma violência generalizada (matanças entre toda a população) ou é só inconsistência mesmo? E, se for porque é uma violência generalizada, por que os Filhos da Harpia estariam matando a população em geral (não consigo ver como isso poderia ser do interesse deles)?

    Espero não ter falado muita besteira… É mais desconhecimento mesmo, esquecimento… Lembrei de outra dúvida aqui: na série, é sabido que Rickon e Bran estão vivos??? Porque se não me engano, isso era segredo, Ramsay só consegue descobrir depois de muito tempo, não? E teoricamente ele não teria dito a ninguém, até porque pra ele é interessante que acreditem que a linhagem Stark (masculina pelo menos) está morta, o que “legitima” (ainda que de forma torta) seu controle sobre Winterfell. E nos livros pelo que me lembro todo mundo acha que eles estão mortos… Como que geral tá sabendo na série de Bran e Rickon?

    Sobre os direwolves, acho que é só pra economizar mesmo que eles estão matando ????

    Sobre a sacerdotisa vermelha lá em Mereen, me incomoda ela ser tão parecida com Melisandre, mas tudo bem. Outra coisa que me incomoda é que a meu ver Tyrion saberia que usar a religião é usar uma bomba relógio, algo muito perigoso… Duvido que ele teria deliberadamente convocado a religião pra “mesa”, acho que talvez fizesse de forma mais sutil/manipuladora, até porque, obviamente, ninguém faz nada de graça, e essa sacerdotisa vai cobrar pelo que fizer.

    Sobre vocês criticarem Emília Clarke: pode falar, ela é muito ruim! Nossa……. Também não sou fã da atriz que faz Cersei, mas sei que tem a ver com o fato de a Cersei da série ser muito diferente da dos livros, então é mais fácil de perdoar (kkk).

    A Kingsmoot foi uma porcaria mesmo, risível. E não sei o que é pior: a Yara levando todos os navios ou Euron mandando a galera construir do zero. Afffff. Será que Theon vai tentar se redimir ajudando a lutar contra Ramsay, agora que eles têm vários navios? Mas os ironmen não são bons guerreiros em terra né?

    Também sou leitora e fico irritada com certas escolhas das séries, acho que vocês sao até bonzinhos!

    Vocês conhecem as reviews feitas por Elio e Linda (coautores do Mundo de Gelo e Fogo)? É o pessoal do Westeros.org. Aliás, lá no westeros.org tem um fórum bem legal e o pessoal comenta cada episódio, coloca teorias etc.

    Uma coisa que li nesse fórum e achei legal foi que o pessoal tá achando que as Crianças criaram os WW depois da chegada dos Ândalos… “”The Children and First men were at war. The faces weren’t put on Weirwoods until the pact at the Isle of Faces (the faces were put on the Weirwoods so the gods could witness the pact). In the show the faces were already on the trees when the children created the white walkers. This all leads me to believe the white walkers were created after the pact with the first men, probably because the Andal invasion broke the pact. This may be the reason why we have the distinction between the Old Gods and the New, and particularly the enforcement of the New Gods as south of the “North.” Maybe this is a more important reason for the phrase “The North Remembers” because they don’t necessarily remember that House Stark who they pay homage, but more importantly, “The North Remembers the Pact” and the pact was made between some of earliest Starks and the Children, therefore, the Starks rule the North.”” As pessoas que acreditam nisso acham que as Crianças e os Primeiros Homens conseguiram fazer um pacto, que foi em geral cumprido, mas que com a chegada dos Ândalos acabou perdendo sua força. Elas então teriam criado os WW, mas foi uma arma que perdeu o controle… Eles começaram a se multiplicar e eventualmente aconteceu a Longa Noite. O frio parece estar relacionado aos WW, já que na série está tudo verdinho no local de criação do primeiro WW (que parece ser a mesma árvore sob a qual mora o Corvo). “”But the Others turned against all warm-blooded life including CotF themselves. It’s like Frankenstein.  When you create a monster you can’t really expect to be able to control that monster.”” Haveria uma importância dos WW sobretudo na conservação das árvores (represeiros). Os Primeiros Homens teriam respeitado-as, mas os Ândalos simplesmente cortaram a maioria. Achei uma teoria bem interessante!!

  • Lucas Dias

    Hodor vai ser um Zumbizão huahuauhauhauha

  • Julia

    Não entendi pq acharam um absurdo a Sansa querer “mandar” em winterfel, afinal ela tem o nome Stark e é herdeira legítima,pq deveria abrir mão disso para o Jon?

  • Claudia M.

    O episódio passado foi sobre as “mulheres empoderando os homens “??Hein? O episódo passado foi sobre as mulheres se empoderando.

  • Antonio Marcelino

    acabei De ler uma teoria sobre o Rei Louco. E se o Burn them all dele for como o hold the door do hodor? e se ele estiver falando dos White walkers, talvez porque o Bran esta mandando a mensagem ou o corvo antigo, tio do rei, que esta mandando?