O Pintinho | Amostra Grátis de HQ | Iradex

O Pintinho | Amostra Grátis de HQ

Um dos maiores preconceitos relacionados aos quadrinhos que abordo durante as primeiras aulas do curso de roteiro no qual leciono é o mito de que só sabe fazer quadrinhos quem sabe desenhar. Acontece que o "saber desenhar" é bem relativo, e muitos traços são importantes para muitos tipos de histórias diferentes. Como abordei em um post da coluna Quadrinhos, A Mídia lá no Tapioca Mecânica um dia desses, tem quadrinhos que são deliberadamente mal desenhados, e o tosco acaba se tornando estética. Essa estratégia narrativa é utilizada pelo quadrinho apresentado nessa semana aqui no Amostra Grátis de HQ.

o pintinho alexandra moraes

O Pintinho, criação da jornalista Alexandra Moraes, é mal feito propositalmente. Claramente desenhado em poucos minutos no Paint, o forte da tirinha se encontra no choque entre textos bem escritos representando os diálogos de mãe e filho e o desenho tosco que pode causar uma má impressão logo de cara (e continua causando quanto mais você lê).

Os personagens principais são muito bem estabelecidos através de suas conversas. O Pintinho é um pequeno revolucionário, ou pelo menos tenta, muitas vezes caindo em contradição em suas palavras inflamadas de ideologismos. Do outro lado, a Galinha, mãe, dona de casa, pensamento classe média e que, sempre que possível, ignora as palavras inflamadas do filho para poder curtir sua aula de lambaeróbica.

o pintinho verba vollant

Acontece que as experiências entre mãe e filho retratadas nas situações surreais da tira são muito inspiradas na maternidade da própria Alexandra, como ela afirma em sua entrevista (ótima por sinal, leia aqui) para a Revista TPM.

"(...) às vezes os diálogos destoam da coisa da maternidade. Eu falo sobre tudo alí: música, política, alguma bobagem. Mas, na maior parte do tempo, são suposições minhas do que poderia ser uma conversa com o Benjamim (filho de Alexandra), até porque quando comecei o Tumblr, ele tinha cerca de 2 anos, antão não podia conversar ainda. E o assustador é que muita coisa que imaginei, muitos diálogos que era só suposição, acabaram acontecendo depois entre nós dois.

o pintinho liberdade alexandra moraes

O Pintinho faz parte do meu Top 3 de melhores séries de tirinhas do Brasil devido a esse visual tosco que esconde diálogos muito bons, personagens muito bem elaborados, e por sempre ser um ótimo exemplo para derrubar por terra os preconceitos relacionados a quadrinhos e um bom desenho. Da política nacional à quitação do carnê, do carnaval brasileiro à música popular, da filo. Uma boa ideia na cabeça e o Paint instalado no computador são mais do que o necessário para fazer uma boa HQ.

Conheça mais da autora

Curtiu mais esse Amostra Grátis de HQ? Pois veja as outras postagens da coluna nesse link. Comenta aê o que tá achando. Até semana que vem!