O jogo me ensinou | Iradex

O jogo me ensinou

Há bastante tempo instalei um jogo no meu computador achando que teria apenas entretenimento, mas ele me ofereceu muito mais. The Sims 2 me ensinou o valor das amizades verdadeiras.

Os primeiros movimentos no jogo são para você personalizar o bonequinho que você vai "administrar", fazendo tipo físico, cor da pele e cabelos, roupas e - aqui que quero chegar - as aspirações. Eu frequentemente escolhia "sucesso na carreira", porque sempre achei muito coerente que você crescesse na carreira de acordo com seu empenho (claro que muitas outras áreas ficavam carentes, como a vida social, mas dava pra administrar com uma ligação para um amigo, ou conversar um pouco com o espelho). Tipo na vida.

Daí, entediada, resolvi montar um boneco que tivesse aspiração por popularidade. Traduzindo, esse boneco tinha que fazer amizades o tempo inteiro, e, pra ele, o que importava era o número de amigos, e não a qualidade da amizade. Nesse jogo, dois bonequinhos se conhecem, trocam umas palavras e, após interagir um tempo, se tornam conhecidos e só depois amigos. Tipo na vida.

E então esse meu bonequinho foi um dos mais difíceis de administrar em todos os meses que joguei The Sims 2 diuturnamente. Ele vivia infeliz, frustrado, porque precisava conhecer pessoas novas, e precisava solidificar a amizade com os conhecidos (por menos verdadeira ou superficial que fosse), e precisava manter as amizades antigas (sim, porque amizade precisa ser cuidada, tipo na vida).

Esse boneco se sentia feliz por ter 15, 20 amigos, e sua meta era conhecer mais 10, e era dar uma festa em casa, e essa festa deveria ser um sucesso. Daí ele chamava os conhecidos e pessoas novas para interagir e aumentar seu nível de satisfação. Mas para solidificar amizade com os conhecidos tinha que haver interação. E pra transformar os novos em conhecidos tinha que ter interação. Mas a festa durava pouco, e não dava tempo, e todos saíam de lá decepcionados porque o anfitrião não pode dar atenção suficiente. Tipo na vida.

Com o tempo, as amizades de verdade vão se tornando frágeis pela falta de convívio, e o que acontece? A amizade se desfaz, vira coleguismo. Para um Sim com aspiração de família, ou de estudos, ou qualquer outro, isso não altera muito, porque, tipo na vida, as amizades vêm e vão. Mas para um Sim com aspiração por popularidade, uma amizade desfeita é quase um massacre ao seu estado mental. Ele chora, fica deprimido, quer a todo custo reatar a amizade. Por menor valor que essa amizade tenha, o que vale, para ele, é o status: A-MI-GO.

Talvez eu tenha achado difícil jogar com a aspiração por popularidade porque ela é muito o oposto do que eu sou, e talvez tudo o que eu escrevi aí em cima faça muito sentido pra alguém. Eu sempre fui muito expansiva, mas sempre me mantive bastante reservada na intimidade. Conheci muitas pessoas, mas tive e tenho poucos amigos. Assim como era no jogo, um amigo demanda atenção e cuidados. Uma amizade depende de muitos fatores, e um deles é a atenção e a importância que você dá a ela.

Os amigos são nossas ervinhas de jardim. Alguns são ruderais, alguns são delicados. A gente cultiva todos, cada um com seu cuidado especial. Nem todas as ervinhas sobreviverão ao tempo, mas as que tiverem um pouco do seu cuidado estarão ali.

Como qualquer outro relacionamento, uma amizade precisa de adaptação, aceitação, adequação, compreensão. Precisa de atenção, também.

Pega AGORA o seu celular/tablet/caderninho, escreve uma mensagem qualquer e manda pra um (ou mais) amigo. É só pra abrir um sorriso e ele ter certeza que a amizade de vocês vale muito!