Mandíbula | Amostra Grátis de HQ | Iradex

Mandíbula | Amostra Grátis de HQ

renata rinaldi mandibula

Tem muita mina massa fazendo quadrinhos independentes aqui no Brasil. Ponto. Isso é um fato e a cada dia o fato cresce a passos largos. Recentemente, uma lista colaborativa rodou pela Internet, em sites especializados sobre quadrinhos, mostrando a imensa quantidade de roteiristas, desenhistas, coloristas, artefinalistas, letristas e diversas outras mulheres que produzem HQ aqui no país. A lista foi organizada pela também quadrinista Aline Lemos.

No meio dessa imensidão de excelentes nomes (que pretendo destrinchar e trazer para o Amostra Grátis de HQ sempre que possível), optei por trazer uma página de Facebook que traz um exercício criativo interessante envolvendo os traços de sete quadrinistas do país inteiro, incluindo uma cearense. Com vocês, a Mandíbula.

aline lemos mandibula

Um tema por semana, um quadrinho por dia

O jogo é simples: cada semana as sete artistas tem que desenhar uma tira ou uma página de quadrinhos inspiradas em um tema. A partir de conceitos como "Astronauta", "Comunicação", "Aborto" e outros, Laura Athayde, Laura Athayde, Renata Rinaldi, Aline Lemos, Catharina Baltar, Natália Matos, Tic Perfeito e Natália Borges criam suas diferentes micronarrativas, dando à página uma miscelânea de estilos, cores e pensamentos.

laura mandibula

tic perfeito mandíbula

O mais interessante do projeto é que ele reúne sete mulheres incríveis fazendo uma brincadeira diária. É um ponto de partida para conhecer os trabalhos individuais de cada uma delas. Inclusive, fica a sugestão: curta as páginas de todas elas. Boobie Trap, da Laura Athayde; Desalineada, da Aline Lemos; Natitun, da Natalia Matos; Nati com Fritas, da Natália Borges; e as páginas da Catharina Baltar, Tic Perfeito e Renata Rinaldi.

catharina baltar mandibula

natalia borges mandibula

A cearense do grupo é a quadrinista Natalia Matos, também é a que mais recentemente adentrou na Mandíbula. Tive a oportunidade de conhecê-la junto com seus desenhos encantadores na Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará, ainda na época que eu era bolsista, lá pelo ano de 2010. A sua personagem Nina é um amor, e vale um post só pra ela posteriormente.

natalia matos mandibula

E antes que eu esqueça, a página da Mandíbula também recebe colaborações esporádicas de artistas convidadas. Já participaram da página com tiras temáticas de cada semana a cearense Brendda Lima (quadrinho abaixo), Luiza Abend, SHOSH, Rachel Denti, entre outras.

 brendda lima mandibula

Para mais Mandíbula

Repito: tem muita mina massa fazendo quadrinho de qualidade por esse Brasil a fora. O Mandíbula é um desses projetos que merecem destaques. Nas semanas seguintes, iremos trazer pro Amostra Grátis de HQ ainda mais nomes de destaque nessa ebulição chamada quadrinho nacional.