Débitos | Iradex

Débitos

Você está em débito com alguém?

Não pergunto em relação a dinheiro, mas em relação a algo que você queria, por exemplo, dizer para alguém, e por algum motivo ainda não o fez. Se desculpar por uma frase injusta, por um comportamento inapropriado, ou até um "eu te amo" ou um "eu te perdôo" que esteja entalado na garganta, calados pelo orgulho, mas que são aquela pedrinha no sapato que não nos deixam esquecer.

Outro dia vi uma jovem senhora que aparentava convalescência, sonolenta, atônita, com uma mulher mais velha e um jovem rapaz ao seu lado, ambos com toda atenção voltada para ela. O menor a acariciava repetidamente no braço esquerdo, como que para compensar a ausência de carinhos de tempos passados. A senhora mais velha tinha o corpo inteiro voltado para ela, os olhos vidrados, a assistindo dormir naquela mesa da praça de alimentação. Não faço ideia do que estava acontecendo ali, mas esta cena me remeteu aos débitos que nos vêm à lembrança quando uma doença se anuncia. O senso de urgência tintila, porque não dá pra saber quanto tempo lhe resta até que você resolva quitar o débito.

Só que não pensamos a volatilidade da vida. Ela pode ir a qualquer momento. Um processo que evolui lhe dá tempo para pensar e quitar o débito de consciência, mas a vida nem sempre manda aviso prévio. Aprendi (a tempo, ainda bem) que se tem algo a ser dito ou feito que não vai atingir a honra ou a integridade física de alguém, e que você considera importante de ser feito ou dito, faça.

Já tive grandes débitos, mas a vida me ensinou que a melhor coisa é ter crédito na praça e a consciência tranquila. Quitei todos.

E você? Como estão os seus débitos?