Quase Nada | Amostra Grátis de HQ | Iradex

Quase Nada | Amostra Grátis de HQ

Para uma pessoa que gosta de quadrinhos nacionais e de obras que tenham caráter autoral mas lançadas em grandes editoras, os nomes de Fábio Moon e Gabriel Bá devem ser bem familiares. Os gêmeos quadrinistas são artistas que levaram o quadrinho nacional a outros níveis, chegando a escrever para editoras de grande visibilidade nos Estados Unidos e vencendo alguns dos maiores prêmios da indústria. Daytripper, por exemplo, acredito eu o trabalho mais famoso da dupla, foi vencedora do Prêmio Eisner, o maior prêmio da indústria estadunidense de quadrinhos, na categoria de Melhor Série Fechada. A obra lançada pela Vertigo ainda ganhou Harvey Awards, Eagle Awards, o brasileiro HQ MIX, e figurou durante um tempo na lista de mais vendidas do The New York Times.

Os irmãos colecionam feitos em suas carreiras. No princípio, seus quadrinhos eram compilados em uma zine e vendidas pelo valor que dava pra comprar 10 pães à época, por isso o nome do site que até hoje compila as informações sobre os dois, o 10 Pãezinhos. Depois, Bá e Moon assinaram a adaptação para quadrinhos do clássico O Alienista, do autor Machado de Assis. A HQ venceu o Jabuti, um dos mais conceituados prêmios da Literatura nacional, na categoria "didático, paradidático e ensino fundamental ou médio".

o alienista moon ba

De lá pra cá foram várias publicações e participações em quadrinhos nos Estados Unidos (A Academia Umbrella, CMYK, Casanova) e no Brasil (Meu Coração Não Sei Por Quê, CríticaO Girassol e a Lua e o mais recente Dois Irmãos). Caso você queira adquirir algo que os gêmeos já publicaram, dirija-se à livraria mais próxima de sua casa e compre. Acredito que você não vai se arrepender, falo isso pois a forma como os dois desenvolvem suas tramas e temas muito me agradam. Poética e narrativa se misturam em traços e textos belíssimos. De toda forma, caso ainda haja dúvida sobre a beleza do trabalho dos autores, a dupla publica gratuitamente, há muito tempo, sua série de tiras reflexivas Quase Nada.

Amostra Grátis de Quase Nada

Para quem curte o trabalho de Fábio e Gabriel (eu incluso), as tirinhas do Quase Nada são ótima formas de preencher as elipses entre as produções dos autores. Atualmente, ambos trabalham na adaptação em quadrinhos do conto Como Falar com Garotas nas Festas, do aclamado roteirista e escritor Neil Gaiman. Até a chegada desse novo trabalho, podemos ficar com as reflexões levantadas pelas tiras do Quase Nada.

quase nada 349 gabriel ba fabio moon

quase nada 344 ba moon

Animais figuram, quase sempre, nos quadros de Quase Nada, trazendo ares de fábula para as minitramas desenhadas pelos irmãos, levando novas significações para a leitura sempre vinculada à interpretação pessoal do leitor do motivo de ser aquele animal naquela tira. Sobre utilizar animais ou antropomorfização como estratégia significativa dentro de uma história em quadrinhos ou mesmo em outra artes, recomendo a leitura do texto que escrevi para o site do Tapioca Mecânica, Klaus e o Antropomorfismo, inspirado na graphic novel do autor Felipe Nunes que, não obstante, trabalhou como assistente dos gêmeos.

Quase Nada 323 Para conhecer mais os autores

No decorrer do texto, deixei vários links para você conhecer mais sobre as obras que os dois lançaram, fica a dica. Mais um Amostra Grátis de HQ realizado com sucesso. Veja os outros textos que escrevi para essa coluna nesse link. A gente se vê na semana que vem. Até lá!

Quase Nada 266