Mentirinhas | Amostra Grátis de HQ | Iradex

Mentirinhas | Amostra Grátis de HQ

Um dos períodos mais prolíficos da criação de personagens icônicos nos quadrinhos foi a época dos Syndicates, empresas que eram especializadas em produção de conteúdo de entretenimento para jornais do mundo todo, como puzzles e as tradicionais tirinhas. Os primeiros syndicates nasceram na primeira metade do século XX e um dos mais importantes, o King Features, completou 100 anos em 2015. Só para se ter ideia, personagens como Popeye, Betty Boop, Fantasma, Hagar, Flash Gordon e Recruta Zero são licenciados pela King Features.

Por que optei por começar o texto dessa semana com essa curiosidade? Para demonstrar como, em cerca de 100 anos, a produção diária de tiras se transformou das grandes empresas que produziam (e ainda produzem) séries inteiras de quadrinhos, às vezes com direito a equipes dedicadas a produzir com velocidade para suprir a demanda de jornais de todo o mundo, para pessoas que, sozinhas, possuem a assiduidade de postar diariamente suas tiras na Internet e conquistar seu público. Desde 2010, esse último caso é o caso do quadrinista Fábio Coala.

mentirinhas_907

Mentirinhas

Mentirinhas é um site criado em 2010 que compila em si as produções diárias de quadrinhos e charges do artista Fábio Coala. Segundo o próprio autor:

O Mentirinhas nasceu em 22 de janeiro de 2010 com a ideia de ser um lugar para publicar tiras antigas e para me motivar, vez ou outra, a criar uma tirinha nova. Acontece que um amigo falou para outro, que falou para outro, que postou num blog que mandou por e-mail... Pois é, hoje o Mentirinhas tem alguns milhares de acessos diários e um público fiel e participativo que, com opiniões e muito carinho, me ajudam, me motivam e fazem o site crescer mais e mais a cada dia.

Grande parte das tiras do site são de humor, com piadas bobas às vezes, algumas com certo teor de violência, o que causa certo choque com o traço cartunesco redondo de Coala. O animal que "apelida" Fábio Cavalcanti, representando um alter-ego antropomorfizado do autor, por muitas vezes é o protagonista das tiras. Por sinal, o Fábio não costuma revelar o porquê desse apelido, como pode ser visto nessa entrevista antiga para o site Piadas Nerds.

milagre-de-natal-mentirinhas

Para mim, no entanto, o campo em que Coala mais brilha é o do drama. As histórias em que o quadrinista apela para o coração dos leitores são as que mais me marcam, talvez por serem inserções esporádicas e que se destacam nas suas produções humorísticas (por muito tempo, essa histórias mais dramáticas eram lançadas às sexta-feiras, e a seção dessas HQ se chamava literalmente Histórias de Sexta). Algumas das tramas mais marcantes do autor são as que possuem o personagem Monstro, um boneco de pelúcia surrado que se transforma na imaginação das crianças para trazer alegrias para suas vidas, um amigo imaginário que está do lado dos pequenos (e de nós adultos também) nos momentos de tristeza.

mentirinhas-monstro

monstro-fabio-coala

O Monstro estreou em uma história curta sem balões (e bem dramática) no ido ano de 2011 (leia aqui). De lá para cá, figurou em diversas outras tirinhas e nas duas graphic novels lançadas por Coala, O Monstro (financiada pelo Catarse em 2013, com 202% do valor da meta inicial) e O Monstro - Filhos de Quíron (lançado pelo selo Jupati Books da Marsupial Editora, que tem tudo a ver já que coalas são marsupiais [lembrar de apagar essa tentativa de piada]). Em resumo, o Monstro se tornou o principal personagem de Coala, marcando presença em tirinhas, histórias maiores e graphic novels inteiras.

mentirinhas-fabio-coala

Ultimamente, uma das melhores histórias dramáticas do Coala foi adaptada para uma animação intitulada The Present produzida pela Visual Effects and Digital Postproduction at the Filmakademie Baden-Wuerttemberg, de Ludwigsburg (ufa!), na Alemanha. A produção passou por mais de 180 festivais e conquistou mais de 50 prêmios (pra ser mais exato, 59). A história em quadrinhos Perfeição, que deu origem à animação, pode ser lida aqui. E o curta pode ser assistido gratuitamente no Vimeo. Mais informações sobre a animação na página oficial do projeto no Facebook.

Para finalizar, o autor recentemente iniciou seu perfil no Apoia.se, plataforma de financiamento coletivo que conecta o produtor ao seu público. Curtiu? Quer mais produção do Coala? Então apoie e faça parte do Clubinho do Coala.

Para conhecer mais o autor

É isso aí, mais um artista apresentado. A gente se vê na semana que vem!