Linha do Trem | Amostra Grátis de HQ

Continuo aqui minha tarefa semanal de jogar em vocês indicações de quadrinhos gratuitos na Internet para que você, como consumidor consciente da boa arte, possa conhecer novos nomes ou mesmo contribuir e adquirir produtos dos quadrinistas em questão. Na semana passada, apresentei a vocês o trabalho da queridíssima cearense Sirlanney, a Magra de Ruim. Hoje é dia de falar de um dos meus quadrinistas de tirinhas favorito desse mundo chamado Internet. Se, por um desastre do destino, não estivéssemos vivendo no mesmo tempo-espaço que os trabalhos de Laerte ou André Dahmer, Raphael Salimena seria meu cartunista favorito no Brasil. linha do trem salimena raphael

 

Conheci pessoalmente o Salimena por alguns segundos durante o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de 2015. Pedi um autógrafo no meu exemplar de Argos: Um Fim do Mundo Muito Louco, quadrinho lançado pelo selo Dracomics, da Editora Draco, desenhado por ele e com roteiros de Leo Martinelli. Conheci virtualmente o trabalho do Salimena na série de tiras para o site UOL, na parte de Tecnologia, um tempinho antes de pedir seu autógrafos. Cada tira nova no UOL era uma catarse, do singelo sorriso de canto de boca às gargalhadas.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no trabalho do Salimena no UOL Tecnologia é como ele consegue administrar tão bem os elementos gráficos no pequeno espaço horizontal do qual ele dispõe para contar sua narrativa. No entanto, além da questão técnica, o conteúdo das tiras sempre são muito acertados. Suas críticas são bem dosadas e não poupa lados, atinge tanto pessimistas quanto otimistas. A risada é garantida, a reflexão também, como um bom cartum deve fazer.

Humor Tecnologia UOL

 Tecnologia UOL Humor Salimena

O UOL foi a porta de entrada para eu correr atrás de mais coisas do cartunista. Em seu blog Linha do Trem, Salimena compartilha mais cartuns sobre temas diversos, não somente focados no campo da tecnologia. Ele também atualiza os seus seguidores sobre suas produções de quadrinhos, como o Vagabundos no Espaço, atualmente em produção e com duas publicações semanais no Tumblr do projeto. Ressaltando que  suas tiras no blog fizeram dele o vencedor na categoria Web Quadrinhos em 2010, no Prêmio HQ Mix, o maior da categoria no Brasil.

Quadro de "Ding Dong".

Quadro de Ding Dong.

Mas nem só de projetos em construção e tiras vive Raphael Salimena. Foi vasculhando seu site também que encontrei a webHQ Ding Dong, que singelamente mistura música e quadrinhos numa história sem balões estranha entre um rapaz e um réptil azulado. Além disso, como disse anteriormente, o conheci pessoalmente durante alguns segundos ao pedir um autógrafo no meu exemplar de Argos: Um Fim do Mundo Muito Louco, HQ curta e bem acabada, com 24 páginas, miolo colorido e uma história bem divertida homenageando os clássicos da Sessão da Tarde e as locadoras de VHS. Ao pesquisar posteriormente, vi que esse não era o primeiro trabalho longo em conjunto de Salimena e Martinelli.

A dupla já havia publicado gratuitamente na Internet o primeiro volume de um projeto multimídia chamado St Bastard -  O Orgulho de Cucamonga, em 2011, com 54 páginas lindamente ilustradas e coloridas por Salimena. Além do quadrinho online, a dupla vendia junto um CD com material extra sobre a história. Ainda não cheguei a ler, mas o site Universo HQ, o maior especializado em quadrinhos aqui no Brasil, tece bons comentários em sua resenha. Assim como em Argos temos um ode aos filmes da Sessão da Tarde, em St Bastard temos uma homenagem à cultura pop da década de 1970.

Trecho da HQ St Bastard, disponibilizada para leitura e download gratuito.

Trecho da HQ St Bastard, disponibilizada para leitura e download gratuito.

Capa de Argos, lançado pela Draco.

Capa de Argos, lançado pela Draco.

Página de Vagabundos no Espaço, projeto do autor financiado pelo Patreon.

Página de Vagabundos no Espaço, projeto do autor financiado pelo Patreon.

Em resumo, conheci o Raphael Salimena com as tiras do UOL Tecnologia. Me viciei ainda mais nas tiras da Linha do Trem. Me joguei em Argos e estou aguardando a paz de espírito necessária para me jogar também em St Bastard e Vagabundos no Espaço. O cara produz muito, e para conseguir manter seu ritmo, recentemente ele abriu um perfil no Patreon, no qual seus leitores podem ajudá-lo com investimentos a partir de um dólar.

Para conhecer mais sobre o autor

Cabô...

Então é isso, gente. Esse foi mais um post da série Amostra Grátis de HQ, espero que tenham gostado. A gente se vê na semana que vem!

  • Guilherme Jales

    Rapaz, mas essa semana o dotô deu logo umas seis caixa de Amostra Grátis, é dose pra semana todinha! 😀

  • Arthur Zopellaro

    Nossa, me interessei bastante pelos quadrinhos dele! Com certeza vou ler muito.
    Os que mais me chamaram atenção foram os de Tecnologia e o “Ding Dong”.
    Valeu demais pela dica!

    Como disse o Guilherme ai, foram seis caixa de Amostra Grátis em uma hahaha
    Abraços!