Defiance of Thrones | Iradex

Defiance of Thrones

Por Alex Nunes

Atenção: Este texto pode conter spoilers dos seriados Defiance e Game of Thrones.

Muitas pessoas defendem que George Martin travestiu muitos fatos históricos e utilizou como base para trama de Game of Thrones, eu particularmente não vejo problema nenhum nisso, já que a mitologia criada em volta disso é riquíssima. Mesmo sendo um mundo fantástico ele é retratado num espaço-tempo próximo ao que seria nossa Idade Média.

Não fosse o conteúdo místico poderia até ser considerado como um romance medieval. É esse misticismo que abre portas para a criação de um universo infinito de possibilidades. Cada elemento impossível no nosso mundo gera a curiosidade de saber o porquê e como esses ingredientes, quando se misturam com algo que conhecemos, aproximam o impossível.

O exercício que eu quero propor aqui é pegar essas possibilidades e forçá-las ao extremo, fazer uma coisa que o George e seus fãs nunca aprovariam. Colocar ficção cientifica em Game of Thrones. Calma calma, eu sei eu sei, que tem coisas que não se fazem, mas qual é a graça de fazer o que todo mundo faz?

Eram os Sete Astronautas?

Vou começar uma inserção bem bobinha, mas viável. Escolheremos uma das religiões (digamos a religião dos Sete) e nela um sacerdote acha um livro misterioso, onde gravuras de uma pedra brilhante atraindo pessoas em números cada vez maiores são mostradas, até que as sequencia das gravuras mostram algumas que pessoas tocam essa pedra, uma nuvem formada por milhares de bolinhas minúsculas as cobrem e imediatamente sua carne apodrece dando origem aos White Walkers.

Essa série de ilustrações poderia pender para o lado mágico, mas basta uma narrativa do sacerdote dando conta de que as pedras caem do céu, e teremos algo novo. Aí você vai falar que isso relamente não insere ficção científica, no máximo sugere que as pedras pode ter algum conteúdo alienígena. Só que então sua cabeça já estará pensando que essas pedras dançando no céu são de outro planeta, e de uma maneira bem bobinha nós iniciamos um questionamento mais voltado pra ficção cientifica.

Digamos que você tenha comprado essa ideia das pedras alienígenas, mas o que isso acrescentaria na trama? Afinal de contas, ninguém quer que o final de Game of Thrones seja um embate entre espadas de aço valiriano e sabres de luz (muito menos eu!)! Porém eu iria adorar uma história paralela que contasse como algumas coisas tidas como mágicas ou inexplicáveis eram na verdade resíduos de algo vindo de uma tecnologia bem superior, que foi parar ali por acaso e por falta de conhecimento é atribuída aos deuses.

Neste exato momento, se você for um pouquinho malandro vai tentar me desmascarar dizendo que eu estou travestindo “Eram os deuses astronautas?” para explicar o misticismo e ainda poder falar que inseri ficção cientifica em Game of Thrones.

Você pode estar certo? Sim e não, Primeiro temos que concordar que a tese de que muitas das coisas inexplicáveis em nosso mudo podem ser oriundas de alienígenas é muito legal. Mas é agora que eu vou linkar ficção cientifica, ETs, naves, lasers e os cambau, com os dragões da Daenerys.

Os Targaryen são na verdade Castithans!

O seriado Defiance, retrata a Terra arrasado depois de uma guerra entre humanos e várias raças extra-terrestres e uma delas são os Castithans. Atualmente todos precisam conviver pois não houve ganhadores na guerra, e os poucos que sobreviveram precisam uns dos outros nessa nova e complexa sociedade, onde os resquícios de várias tecnologias alienígenas e terrestres tentam dar suporte social neste futuro distópico.

Os costumes Castith, são muitas vezes parte importante na trama do seriado, utilizando de vários tipos de narrativas inclusive flashbacks.

Stahma Tarr - Peça para alguém que conhece bem os Castithans descrevê-los, e sempre será citado que eles têm cabelos loiro-platinados, olhos violeta ou vermelhos e que por algum motivo são sexualmente liberais.

 

Digamos que em uma missão alienígena de procura por novos planetas, onde cada um da equipe de 40 pessoas tem uma habilidade especial, ocorre um problema na nave que faz com que eles percam totalmente a comunicação com suas bases e saiam completamente da rota.

Agora perdidos e à deriva a única coisa que importa é sobreviver, e para isso gastam todos seus recursos numa viagem só de ida ao que eles acreditam ser um planetoide compatível com a vida. Como seria impossível pousar com a nave devido aos problemas técnicos, eles teriam que ejetar seus pods de sobrevivência quando a nave estivesse caindo.

23 sobrevivem à queda e não tem outra escolha a não ser esquecer-se de onde vieram, tudo que tiveram e tentar constituir uma nova vida num lugar onde aparentemente não há outros seres inteligentes. As primeiras criaturas com que tem contato são grandes répteis voadores capazes de cuspir fogo. O desafio agora é domá-los, pois podem significar proteção e transporte.

Castithans da família Tarr, dois irmãos obtem êxito em domar as criaturas e acabam se tornando os líderes entre os sobreviventes. Voando em seus animais de estimação descobrem que existe uma sociedade constituída por seres semelhantes, porém seus padrões tecnológicos são insignificantes comparado aos que conheciam. A chance de voltar para a casa é nula e o melhor a se fazer é tentar aproximar e aceitar a nova realidade se adaptando.

Em pouco tempo são reis

danerys-targaryen-feature

Daenerys Targaryen - Peça para alguém que conhece bem os Targaryen descrevê-los, e sempre será citado que eles têm cabelos loiro-platinados, olhos violeta e que por algum motivo é comum práticas incestuosas.

E aí, o que pensam sobre?