Voltamos ao Youtube | Iradex

Voltamos ao Youtube

Olá Brasil, esse é um editorial bem rápido, simples e direto (só o fato de eu estar falando isso, já não o torna, mas tudo bem). Precisamos avisar que estamos de volta ao Tubo! Sim, depois de um bom tempo, eu, PH, achei uma linguagem de vídeo que (ainda) me dê vontade de produzir.

Sempre que me perguntaram sobre a volta pro Youtube, fui evasivo e nada transparente. Dizia que não gostava mais como antes. Esse fato é verdade, só não tinha falado o motivo de não gostar.

O Youtube ficou infestado de comentaristas estranhos. Não sei quem gerou quem, o youtuber criou esse tipo de comentarista ou o contrário. Era comum eu falar de um livro, por exemplo, e logo ter que apagar comentários: "Esse gordo não sabe de nada". Como se eu estivesse correndo uma maratona e precisasse do físico. O outro motivo é sobre o formato em si. Sentar na frente da câmera e falar, falar e falar não me agrada muito. Acredito que para isso existe o podcast, uma mídia de comunicação (por voz!) muito mais fácil. Ora, se as pessoas davam play e mudavam a aba para só ouvir, porque não consumir uma mídia com essa características então?

Junto com os amigos Kaio e Gabriel, dediquei-me nesses dois anos a cultivar o Iradex e transformá-lo nessa rede de podcasts que é hoje. No meio do caminho ainda resolvemos soltar um projeto de Contos. Como o formato do áudio já está estabelecido, percebi o momento de começar a repensar o vídeo. Achei, por conta do snapchat e do canal Casey Neistat, um formato que me agradasse produzir, editar e consumir. É o storytelling. Um vídeo, uma história. Curta, mas não necessariamente. E assim vou fazendo daily vlogs que se adaptem ao Iradex, a mim, ou, quem sabe, a algum dos outros membros do time.

Já foram dois vídeos. Gostei, mesmo sabendo que muita gente não vai entender ou nem se deixar levar. Convido vocês a dar o play nos vídeos. Estou empolgado e na ânsia de produzir mais. Tem um pouco de bastidor do site/podcast, tem eu, meu cotidiano e como eu gerencio as várias vidas que devam caber somente em uma. Acredite, uma história maior está sendo formada a cada vídeo.

Para você que gostava dos vídeos de resenhas, comigo falando sentado na cadeira, você os verá, não naquele formato antigo, mas diluídos nesses "mini-curtas" (é assim que alguns comentaristas estão chamando).

O primeiro vídeo

Nesse eu mostro um tanto da rotina de quem é produtor de conteúdo, mas tem que conciliar um emprego tradicional (o que paga mesmo). É sempre assim: de um computador, para o outro. Corre prum lado e corre pro outro. Tira uma "farda" e coloca outra. Isso vai acontecendo repetidamente, dia-a-dia.

O segundo vídeo

Esse é bem mais direto. Domingo, futebol americano, sofá... não! Gravação de um dos podcasts da rede. Fui buscar o Gabriel para gravarmos o Pilotando S01E09. Ambos, vídeo e podcast, saíram no mesmo dia. Com esse, foi montando mais um pouco do quebra-cabeça chamado Fortaleza; aos poucos a cidade vai sendo contemplada. 🙂

O terceiro vídeo