Zenfone Selfie: Teste da câmera para fotos e vídeos | Iradex

Zenfone Selfie: Teste da câmera para fotos e vídeos

Recebemos da Asus o modelo do Zenfone para quem curte fotos com a câmera traseira, mas principalmente com a câmera frontal. Trata-se do Zenfone Selfie. Seguem os testes, tanto de fotos como de vídeo.

Fotos

Abaixo, uma galeria completa, com fotos à meia-luz, HDR, camera frontal etc. Tem foto para todos os gostos. As imagens não tiveram pós-produção, nem ajuste de cor. Caso queira vê-las em alta, é só clicar na imagem específica. Para saber qual a condição de captura basta ler a descrição.

De fato, a câmera frontal cumpre o que Asus promete. 13Mp, flash e tudo o mais fazem a diferença. O modo embelezamento dá um efeito smooth no rosto da pessoa que, para quem não gosta de fazer pós-produção, agiliza muito aquela selfie para o Instagram. O melhor custo-benefício nesse sentido. Indico muito caso o seu principal objeto seja utilizar essa câmera da frente.

Vídeo

O vídeo a seguir foi feito em condições de luz ideal, por volta das 17h, em um dia de bom sol na cidade de Fortaleza. Foi capturado em 1080p e nenhuma alteração foi feita no app da câmera. O vídeo não tem cortes, nem edição, a não ser o tratamento automático que o youtube faz para ajustar o arquivo ao seu estilo.

Para ver as especificações, ative as anotações do vídeo.

A captura de som conseguiu distinguir muito bem a voz do principal objeto da filmagem. As mudanças de luz e foco foram muito rápidas, o que é um ótimo ponto a ser levado em consideração. O ponto baixo é a estabilização da imagem, que só acontece em 720p. Logo que o modo de estabilização é selecionado, a resolução trava em 720p e não permite o 1080p.

Pensando em um aparelho para o dia-a-dia, filmar em 720p é o ideal, pois a diferença para o Full HD é pouca. Não é a melhor pedida se o seu objetivo for fazer videocast ou vídeos mais elaborados, mas para o uso diário é o suficiente.

Vídeo em câmera lenta

Nesse aspecto, o Zenfone Selfie não conseguiu resolver. Na verdade, nunca usei esse modo em quase 6 meses de Moto Maxx, então, não é algo que me incomoda para uso casual.

Conclusão: Fotos!

Se fosse para acompanhar férias, passeios familiares ou encontro com os amigos, a filmagem, mesmo não contendo uma boa estabilização, é uma boa pedida. Para algo mais profissional, não o indico. Por sinal, poucos são os indicados nesse sentido.

Gostei bastante de como a câmera do Zenfone Selfie se comportou com as fotos. O app, inclusive, tem muitos modos de captura baseado no ambiente que fazem o usuário intermediário bem satisfeito. Um ponto importante, é que o modo automático consegue decidir muito bem o que fazer no momento específico, inclusive, dando sugestões pontuais de acordo com a situação, ambiente, luz etc.

Pensando no usuário intermediário e dado o custo-benefício, definitivamente o Selfie faz muito bonito. A câmera frontal, além dos 13Mp, conta também com os sensores que facilitarão suas auto-fotos. É esse o grande diferencial do aparelho. Essa câmera, com essas características, é uma tendência a ser seguida pela concorrência.