O Hobbit se foi, e agora? | Iradex

O Hobbit se foi, e agora?

Estreou o terceiro filme do Hobbit. A Batalha dos Cinco Exércitos foi o segundo tchau do cinema para a Terra Média. Entretanto, ao contrário do primeiro - falo do Retorno do Rei - foi o tchau com mais cara de até logo que já vi.

Uma cena antes do fim desse filme nos faz crer que pode ter mais Terra Média. Ouso prever que essa volta pode até fugir do cânone já escrito dos livros. O jogo Shadow of Mordor com seu sucesso repentino me faz ser deveras crente nessa afirmação.

Sendo assim, por enquanto, ficamos com a saudade da Terra Média no cinema. Por enquanto, espero.

Enquanto Peter Jackson e sua trupe não voltam a colocar o universo de Tolkien no cinema (e ele só precisa de um parágrafo para fazer um filme, diga-se de passagem), convido-os a ampliar o conhecimento sobre essa obra. Listo aqui o que podemos encontrar de Tolkien para além dos seis filmes apresentados.

Filhos de Hurin

Os Filhos de Húrin - Organizado pelo filho do Tolkien

Os Filhos de Húrin [Livro]

Ou Narn i Chîn Húrin, é um dos livros da obra do escritor J. R. R. Tolkien. Lançado em 2007, é o mais recente publicado pelo filho do autor, Christopher Tolkien.

Húrin, um dos maiores guerreiros humanos de antigas eras, é aprisionado por Morgoth e amaldiçoado por se recusar a trair os elfos. Acorrentado de forma mágica a uma cadeira num alto pico, é forçado cruelmente a assistir a todos os males que se abateram sobre a sua própria família. O seu filho, Túrin, faz jus à memória do pai, mas ao longo das suas inúmeras batalhas, tragédias marcam todas as suas ações e todos os que o amam.

Valorizo muito esse livro por conta do final corajoso. Não tem nem de perto o mesmo peso de O Senhor dos Anéis, óbvio, e nem a mesma importância que O Hobbit. Todavia, acredito que daria um bom filme. Pena que Christopher não abre mão da obra para o cinema. Nem dessa, nem do Silmarillion.

Silmarillion [Livro]

É dado como a bíblia da Terra Média. Só vale embarcar nesse livro quem realmente quer se aprofundar e, para isso, tiver a paciência necessária para aguentar os diversos nomes mencionados e expressões apresentadas. É um livro feito para ser complexo e só tranquiliza a leitura mais para o final. Como dei pistas no parágrafo anterior, é um título que os fãs adorariam ver no cinema, mas Tolkien filho não quer e deverá morrer sem permitir que isso aconteça.

o-um-anel-rpg

RPG: O Um Anel - Aventuras Além do Limiar de Ermo

O Um Anel [RPG]

Um RPG fabuloso. Poderá render várias e várias horas de Terra Média ditadas por você. Dê uma de Peter Jackson e faça a sua versão da história. Suas regras simples e elegantes reforçam os temas essenciais do universo tolkieniano, além de dividir entre todos os participantes o prazer de criar, desenvolver e narrar um grande épico.

Os jogadores interpretam aventureiros fadados a se tornar grandes heróis da Terra-média. Percorrem o continente, descobrem seus segredos, participam do desenrolar de sua história, conhecem seus habitantes e lendas vivas. Conforme a Sombra vai se insinuando mais uma vez nas terras dos Povos Livres, os personagens vão encontrando pistas do que anda acontecendo e têm a oportunidade de tomar parte na guerra contra o Inimigo.

---

Só com esses três títulos e com o já citado Shadow of Mordor, você não deixa que o terceiro filme da trilogia O Hobbit ponha fim na aventura. Vamos lá matar Orcs!

No jogo Shadow of Mordor, está literalmente aberta a temporada de caça aos Orcs

No jogo Shadow of Mordor, está literalmente aberta a temporada de caça aos Orcs