Nove anos de podcast, de um jeito ou de outro #DiaDoPodcast | Iradex

Nove anos de podcast, de um jeito ou de outro #DiaDoPodcast

Oi, eu sou PH Santos e sou viciado em podcast. Já uso há nove anos, mas não consigo e não pretendo parar.

Brincadeira a parte. Em 2005 descobri o podcast. Mídia que dificilmente os amigos leitores do IRADEX não conhecerão, afinal, o blog baseia-se nos episódios de indicações e entrevistas. Lá atrás, escutei um podcast sobre tecnologia de dois carinhas que nem me recordo o nome muito menos que fim levou. Lembro de como foi bacana não depender de horários fixos para ouvir algo. Fanático por rádio como eu sou, achar os podcasts foi uma mão na roda.

Menos de um ano depois, já ouvia praticamente todos os programas que tinha conhecimento no Brasil. Radar Pop, Bia Kunze, Vladimir Campos, Maestro Billy, etc. Além disso, também ouvia os programas de rádio que eram disponibilizados nos sites das emissoras. O principal, e mais querido, era o Esporte e Discussão, da Jovem Pan. Seguido do Trip FM. Nem podcast eram, pois não tinham feed de fato, apenas links desorganizados para o download. Era uma época que eu adorava esperar e catar aquilo.

No mesmo ano, comecei apresentar a mídia para o Jurandir Filho. Com ele, um ano depois, iniciei o RapaduraCast. Hoje, sem dúvidas, um dos principais podcasts do mercado brasileiro e um dos mais antigos na ativa, desde 2006.

Ou seja, desde 2005 escuto e desde 2006 pratico. Comecei pelo RapaduraCast, depois fiz o Losties com o Dudu Sales. Depois repeti a parceria com o Juras e criamos o Isso é Muito Tarantino, particularmente, meu xodó e mais gostoso projeto de se fazer. De um tempo para cá, depois de enveredar sem sucesso pelo YouTube, comecei, com o Kaio Anderson, o Iradex Podcast. Daí, o resto é presente.

10 anos de mídia, 9 anos a escutando e 8 anos produzido. Pelo menos 1/3 da minha vida foi dedicada à mídia. Comecei com 21, e aqui estou, diferente em muitos aspectos, com muitas conquistas e algumas derrotas, mas sempre seguido de ou seguindo algum podcast.

Mídia amada, meus parabéns pelos dez anos aqui no Brasil. Muitas felicidades e, com muita sinceridade, muitos anos de vida.

Hoje, 21 de Outubro, é o #DiaDoPodcast 😉