Saiba o que é podcast e conheça o Iradex Podcast | Iradex

Saiba o que é podcast e conheça o Iradex Podcast

Em 2005 conheci uma mídia e tão logo passei a ser fã dela. O podcast me cativou desde a primeira escutada. Associo muito ao fato de já gostar muito de programas de rádio, aqueles programas AM de discussões sem fim. Conhecia quase todos e acompanhava muitos. Quando a banda larga se popularizou, acabei escutando mais rádios online de fora de Fortaleza. E aí veio o podcast, programas em áudio com propriedades bem parecidas com as do rádio. Sobre isso que falarei hoje. De quebra, apresentarei o Iradex Podcast.

O que é podcast?

shiftyjelly-pocket-casts-4.0-android-600x542Não pode dizer que é um programa de rádio para a internet, pois os gnomos podcastais irão arrancar minha cabeça e servir para os gnomos do rádio. Sendo assim, podcast é um arquivo de áudio (mp3, aac...), disponibilizado pela internet por meio de um feed rss.

Como a principal referência da galera que começou a fazer podcast eram propriamente os programas de rádio, então essa confusão é válida. Porém, imagine. Se um programa de rádio decide disponibilizar uma edição de seu programa em .mp3 através de um feed/rss que está em um site, aí sim essa edição em específica é um podcast. Só a simples publicação do arquivo na web não o faz podcast.

Tecnicidades chatas, mas relevantes, pois a partir daí você já começa a perceber que precisará de algo para consumir esse feed/rss. O próprio iTunes, no caso de dispositivos Apple faz isso, mas hoje os smartphones Android e iOS já tem apps para download e reprodução de podcast. Deixo aqui um link que define isso melhor para quem quer começar a escutar podcast a partir de seu smartphone. Top 5 Podcatchers para Android (e iPhone)

Iradex Podcast

E nesse turbilhão todo de podcasts espalhados pela internet, criei, junto com Kaio Anderson, o Iradex Podcast. Além desse, participo ativamente do RapaduraCast, podcast que co-criei em 2006. E já finalizei um projeto também em podcast chamado Losties; para cada episódio da última temporada de Lost, gravamos uma edição do programa.

O Iradex Podcast surge numa época que eu estava fazendo vlogs. Depois de receber uma mensagem de um deficiente visual solicitando que eu criasse um feed com os áudios dos programas em vídeo, passei a publicar esses áudios. Mais tarde, quando o videocast deixa de ser produzido, passei a focar total esforços no Iradex Podcast.

professional-podcast-studio

Forma de gravar e formatos

Desde o começo, a intenção foi tentar se destacar no meio "podcastal" e, além disso, entregar um produto que fosse de edição rápida. Na quinta edição, o formato de gravação passa a ser todo ao vivo, inclusve com efeitos e músicas sendo feitas in loco. Dessa forma, o arquivo gerado passa apenas por uma limpeza e adequação de qualidade para, assim, ser publicado.

Com o tempo, os formatos do programa foram surgindo. O primeiro é o formato de Indicação, onde cada um dos integrantes tem um bloco de mais ou menos 20 minutos para indicar algum produto que esteja acompanhando, seja livro, quadrinho, banda, jogo, app, filme, seriado de tv... enfim, o importante é indicar. A cada programa, o total de indicações são três e a duração varia entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos.

podcast-iradex-004-quadradoOutro formato que surge logo no começo é o de Entrevistas. Por focar bastante em literatura, acabei conhecendo muitos autores brasileiros. Nem todas as entrevistas são ao vivo. A gravação é feita pelo Skype e, posteriormente, é colocada uma trilha sonora para adequar o podcast à uma de suas característica mais importantes: a trilha sonora faz parte do programa e do papo como um todo.

Como um dos integrantes principais é fã declaro de Game of Thrones, foi natural a criação de um formato para acompanhar o que vinha acontecendo na série. O formato Sete Reinos vem e se torna um dos mais baixados dentre os três já criados. Para cada cinco episódios de Game of Thrones, é gravado um Iradex Podcast no formato Sete Reinos.

Quero ouvir

Se gostou da história do programa ou de saber sobre podcast, para ouvir é muito fácil. Só acessar um desses links abaixo, escolher o estilo que você mais achar interessante e dar o play no próprio post. Se preferir, como já ensinado, pode também usar seu smartphone ou player musical e agregar o programa nele. Ficam aí os links e o convite para conhecer o Iradex Podcast.

podcast-iradex-011

podcast-iradex-006

podcast-iradex-013

podcast-iradex-007