Assassin's Creed - Bandeira Negra: Agora temos um livro! | Iradex

Assassin's Creed - Bandeira Negra: Agora temos um livro!

O Bandeira Negra é o quarto livro que leio da série Assassin's Creed (li os dois primeiros e o quinto), apesar de já ser o sexto lançado. Finalmente o livro é como eu queria que fosse. Explico...

Assassin's Creed é uma série de games para lá de reconhecida. Ultimamente está um pouco desgastada por conta da decisão da produtora de lançar um jogo por ano. Ainda assim, Assassin's Creed é uma franquia de respeito. Tanto que veio para os livros e superou minhas expectativas.

O escritor, Oliver Bowden, vem adaptando o enredo dos games para a literatura desde o primeiro - já são seis livros, como falei. Nos dois primeiros livros, ele apenas transpôs para o papel o que foi feito no jogo. Uma cópia elegante, pois os floreios de Bowden são bons. Gostei do que li, mas entendo quem reclamou de não ter sido criado algo original para o livro. Felizmente isso acabou. Demorou seis livros, mas acabou.

Desde o quinto livro, Assassin's Creed: Revelações, o escritor vem tendo mais liberdade. O sexto, inclusive, é o auge desta. Apesar de seguir com fidelidade o que acontece nos games, a literatura expande esse universo e explode algumas entrelinhas deixadas na trama do jogo. Muitos pontos sem nós foram corrigidos e algumas ligações foram feitas, deixando a trama mais crível e fluida. Não vou citar exemplos, para evitar spoilers, mas alguns pensamentos introspectivos de Edward Kenway são passados de uma forma que jamais os jogos conseguiram passar.

Outro ponto a favor do livro é a narração em primeira pessoa. Os palavrões e o modo sujo de lidar com o mundo, nos colocam no perfeito ponto de imersão na cabeça de Edward Kenway; personagem no qual a história é centrada. Dessa forma, por mais que o leitor tenha terminado o jogo, se torna interessante acompanhar tudo, e mais as novidades exclusivas da literatura, de uma visão mais ativa. Agora sim os livros estão indo para o lado certo. Tão certo que aguardo ansioso o dia em que lançarão um livro dissociado na história do jogo. Aí sim!

 

Conheça os livros Assassin's Creed

+ Assassin's Creed: Bandeira Negra

+ Assassin's Creed: Renegado

+ Assassin's Creed - A Cruzada Secreta

+ Assassin's Creed - Irmandade

+ Assassin's Creed - Renascença

+ Assassin's Creed - Revelações